Unimed Catanduva implementa Núcleo de Inclusão e Acessibilidade
Objetivo é ampliar a qualidade dos serviços prestados às pessoas com deficiência, além de promover a conscientização
Foto: Divulgação/Unimed Catanduva - Núcleo de Inclusão e Acessibilidade promoverá capacitação em todos os setores
Por Da Reportagem Local | 23 de janeiro, 2024

A Unimed Catanduva deu mais um passo importante na promoção da inclusão e acessibilidade ao inaugurar o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NIA), iniciativa inovadora da atual gestão que visa planejar, executar e avaliar ações estratégicas voltadas para a promoção e inclusão da pessoa com deficiência, tanto para os colaboradores quanto para pacientes e beneficiários.

O NIA surge como resposta à crescente demanda por medidas inclusivas na sociedade e está alinhado com diretrizes internacionais e nacionais, como os Princípios ESG (Ambientais, Sociais e de Governança), a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI, 2015), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, a norma ISO 9001 e a busca pela Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O objetivo principal é criar ambiente mais inclusivo e acessível para todos, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas. Isso inclui a implementação de ações que visam à melhoria dos serviços prestados, a disponibilização de recursos de comunicação adaptados, além de promover a conscientização e capacitação em todos os setores do grupo.

José Renato Pizarro, presidente da Unimed Catanduva, expressou sua satisfação com a inauguração do núcleo, destacando o compromisso da cooperativa com a promoção da igualdade e inclusão. "Estamos muito orgulhosos de sermos pioneiros nessa iniciativa. Acreditamos que a inclusão é fundamental para construir uma sociedade mais justa e traz a chance de competitividade igualitária para todos", afirmou.

“É válido destacar que o Núcleo também realizará no futuro ações externas, mas de início, as ações estão focadas nos setores do hospital e da cooperativa, visando informar, educar e orientar os colaboradores para que todos adotem práticas inclusivas dentro da rotina colaborativa, melhorando o atendimento dos pacientes e beneficiários”, completou Pizarro.

Para a implantação e coordenação do novo departamento foi contratado o consultor Francisco Rodrigues, que possui vasto conhecimento e experiência na área, a fim de qualificar os serviços prestados pela Unimed.

A inauguração do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade representa um marco significativo na jornada da Unimed Catanduva em direção as práticas mais sustentáveis e inclusivas, que já vinham sendo adotadas, mas agora terão um departamento específico. A cooperativa reafirma seu compromisso com a construção de ambiente mais justo e acessível para todos, promovendo uma cultura organizacional que respeita os direitos fundamentais de cada indivíduo.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade