Unidades da FPA reforçam protocolos de incêndio e primeiros socorros
Atividades de capacitação envolveram brigadistas do AME e do Recanto Monsenhor Albino durante o mês de maio
Foto: Divulgação/FPA - Profissionais que integram brigada de incêndio atualizaram conhecimentos
Por Da Reportagem Local | 26 de maio, 2024

No mês de maio foram realizadas instruções de técnicas de combate a incêndio para os brigadistas do AME e Recanto Monsenhor Albino, conforme cronograma do plano anual de ações de segurança do Serviço Especializado em Segurança do Trabalho da Fundação Padre Albino.

O objetivo é capacitar os membros para atuarem em situações de princípio de incêndio, reforçando o efetivo da brigada na tomada de ações pontuais. Durante a capacitação, além da parte teórica, ações práticas simulando ocorrências reais de enfrentamento às chamas foram realizadas.

No Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Catanduva os treinamentos para a Brigada de Incêndio ocorreram no dia 9 de maio, quando os participantes receberam instruções detalhadas sobre como identificar e agir rapidamente diante de início de incêndio, focando em técnicas de prevenção e controle.

Seguindo a programação, no dia 15 de maio foi realizado treinamento prático em área externa reservada. “Durante essa atividade, os membros da Brigada de Incêndio aplicaram os conhecimentos manuseando extintores e outros equipamentos de combate ao fogo em ambiente controlado e seguro, simulando situação de sinistro”, explica o técnico em Segurança do Trabalho da unidade, William Fernandez.

Encerrando o ciclo da unidade, no dia 22 de maio a equipe participou de treinamento teórico e prático de primeiros socorros, fundamental para capacitar os participantes a prestar os primeiros atendimentos em caso de emergências médicas, complementando as habilidades de combate a incêndios, ministrado pela enfermeira do Trabalho da Fundação Padre Albino, Katherine Zaniboni Felice, que destaca a importância dessas atividades para a formação contínua da Brigada de Incêndio, ressaltando que a preparação adequada pode fazer toda a diferença em situações de emergência, salvaguardando a proteção do meio ambiente, integridade física dos usuários e colaboradores. “Essas iniciativas promovem a segurança e bem-estar de todos, tornando o ambiente mais seguro e preparado para lidar com eventualidades”, completou.

O treinamento em brigada de incêndio para a equipe do Recanto Monsenhor Albino aconteceu na última quinta-feira, 23 de maio, ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho Jonathan Oliveira, membro do SESMT da FPA.

No local foi dada importância para a agilidade e evacuação. “O Recanto está localizado em área rural, onde focos de incêndio em mata fechada podem acontecer. Por isso demos atenção no treinamento de operação ágil de combate ao fogo para que a vida dos institucionalizados e dos colaboradores sejam preservadas”, disse Jonathan.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Mulheres atendidas no Instituto dos Cegos fazem mutirão de mamografia
Por Da Reportagem Local | 17 de outubro de 2024
Entenda as mudanças na vacina contra a pólio com o fim da ‘Gotinha’
Por Da Reportagem Local | 16 de outubro de 2024
Alunos da Fameca orientam idosos sobre a dieta mediterrânea