Uma em cada quatro pessoas se sente solitária; psicóloga explica motivos
Lilian Buniak aponta que sentimento que atinge 1 bilhão de pessoas é fruto de desconexão com o meio que cerca o indivíduo
Foto: Divulgação - Muitas vezes, a solidão acontece quando a pessoa se vê sem nenhum suporte
Por Stella Vicente | 29 de fevereiro, 2024

Pesquisa divulgada pelo Instituto Gallup e Meta, dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, uma em cada quatro pessoas no planeta se sente solitária, o que equivale a cerca de um bilhão de indivíduos. Devido ao número alarmante, especialistas alertam que a solidão pode ter graves consequências para a saúde física e mental.

Outro estudo, do Instituto Ipsos, empresa especialista em pesquisa de mercado e opinião pública, ouviu 23 mil pessoas em 28 países e chegou à conclusão de que o povo brasileiro é o que mais sofre de depressão no mundo.

A psicóloga Lilian Buniak acredita que este seja um indício de que muitos brasileiros se sentem solitários. “A solidão para a psicologia é um sentimento de desconexão com o meio que te cerca, sendo muito comum se sentir solitário em algum momento da vida, principalmente em situações de tristeza, desamparo, conflitos ou confusões”, diz a profissional.

Os motivos que muitas vezes levam uma pessoa a se sentir sozinha são vários, mas muitas vezes acontece quando a pessoa se vê sem nenhum suporte. “Também pode surgir em momentos que nos percebemos distantes de nós mesmos, como se fosse uma fuga ou falta de entendimento do nosso próprio ser”, pontua Lilian.

A Psicologia ainda explica algumas causas para o estado de solidão: morar sozinho, ansiedade motivada por se preocupar com o que os outros vão pensar de você e baixa autoestima.

A solidão ainda pode ser de três tipos, sendo eles a leve, quando há presença de pensamentos negativos; moderada, quando os pensamentos negativos trazem sofrimento; e intensa, quando esses pensamentos proporcionam um sofrimento profundo e a sensação de que não há esperança.

“Existe uma diferença entre solidão e solitude. A solidão é um sentimento que tem efeitos ruins para a saúde mental, enquanto a solitude é positiva para o bem-estar, pois é um desejo de estar só. Portanto, caso se sinta com solidão, procure um profissional da Psicologia o quanto antes”, indica.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Região se aproxima de 7 mil casos e tem oito mortes por dengue no ano
Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Vacina contra a gripe é liberada para todas as pessoas acima de 6 meses
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Cidade tem três óbitos por dengue em análise, incluindo jovem de 21 anos