Está em andamento o serviço de instalação dos gradis metálicos no trecho canalizado do rio São Domingos, entre as ruas 24 de Fevereiro e São Paulo. O trabalho é realizado pela empresa Inca Estruturas Metálicas Construção e Urbanização, que assinou contrato com a administração municipal em janeiro deste ano no valor de R$ 124 mil.
Conforme o contrato, estão sendo instalados gradis de metalon que seguem o padrão já existente ao longo do rio São Domingos. A empresa também é responsável pela fixação no solo com uso de parafusos de aço sobre base de concreto, além da pintura com esmalte preto.
De acordo com a Prefeitura, o investimento tem objetivo de aumentar a segurança de transeuntes e ciclistas que utilizam as calçadas e ciclovias, principalmente as crianças. A principal preocupação é a existência de desnível inferior às calçadas, além de ciclovia no lado esquerdo.
Em postagem nas redes sociais, a Prefeitura destacou que “o trabalho é feito de forma rápida e visa solucionar queixa antiga da própria população”.
Ao Jornal O Regional, a Assessoria de Comunicação confirmou que a instalação já está na reta final, sem fixar data.
São, ao todo, 240 metros de grades, nas duas laterais da via, que deixaram de ser instaladas quando a obra foi concluída, durante a gestão da ex-prefeita Marta do Espírito Santo Lopes.
A canalização do rio São Domingos, entre as ruas Ceará e São Paulo, foi finalizada em 2020, ao custo de mais de R$ 10,7 milhões.
A instalação dos gradis foi licitada em separado através de pregão de registro de preços, modelo em que a prefeitura paga conforme a quantidade executada, mas a empresa acabou abandonando o contrato em meio à pandemia.
Autor