O 4º Simpósio Interdisciplinar de Saúde, promovido pela Prefeitura de Catanduva e a Associação Mahatma Gandhi, reuniu profissionais que atuam nas unidades de saúde do município, em dois dias de atividades com foco no aprimoramento. A programação foi composta por palestras e salas de estudos, na noite da última sexta-feira, 27, e na manhã de sábado, 28.
O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) abriu os trabalhos, ao lado do secretário de saúde Rodrigo Neves e do gestor administrativo da Associação Mahatma Gandhi, Luciano Penteado. Eles formaram a mesa de honra e relataram a importância da iniciativa.
Foi abordada a temática “As potencialidades e desafios do Sistema Público de Saúde no âmbito Federal, Estadual e Municipal” com os palestrantes Amena Alcântara Ferraz, doutora em Ciências da Saúde e mestre em Saúde Pública, e Samuel Bortolin, paratleta e mentor de alta performance.
Ainda, os participantes se dividiram em grupos para apresentação de 52 experiências exitosas desenvolvidas em unidades de saúde do município. Parte delas ganhou destaque no Prêmio Dr. Carlos Roberto Surian, do Nova Catanduva, por meio da IV Mostra de Experiências Exitosas. Foram entregues menções honrosas aos cinco melhores trabalhos. Outras cinco experiências ganharam troféus e irão participar do 36º Congresso dos Secretários de Saúde do Estado de São Paulo.
Também recebeu premiação a equipe da USF Dr. José Ramiro Madeira, do Conjunto Euclides, campeã do projeto Sustentável, como a unidade que mais economizou água, copos plásticos e energia elétrica, ao longo de 2022.
Novidade no simpósio foi a entrega da certificação do selo ouro de qualidade para cinco postos: USF Dr. Napoleão Pellicano - equipe II, USF Dr. Napoleão Pellicano - equipe I, USF Dra. Gesabel Clemente Marques de La Habla, USF Dr. Armindo Mastrocola e USF Dr. Carlos Alberto Surian.
Autor