Neste domingo, dia 11, às 10h30, o Sesc Catanduva apresenta o teatro infantil intitulado 'Circo de Lampezão e Maria Botina'. A atividade é promovida pela companhia Caravana Tapioca. O espetáculo é inspirado no universo do cangaço e conta a história de um casal anônimo do sertão. Maria Botina, sonha em ser levada por um cangaceiro e Pontolino Lampezão finge ser valente para conquistá-la.
A trama continua quando Pontolino encontra um cavalo, foge do cangaceiro Chuvisco e vê o futuro na bola de cristal da cigana Zoráide.
Durante a peça, os artistas Anderson Machado e Giulia Cooper usam máscaras e se revezam interpretando mais personagens.
Outros elementos também são adicionados ao longo do teatro, como música com chocalhos de cabra, malabarismo com baldes, mandacarus, chicote e magia. Dessa forma, o enredo busca mostrar a verdadeira beleza na poesia de ser quem se é.
A Caravana Tapioca foi fundada em Recife no ano de 2010 e desde 2016 possui sua sede em São Paulo. No repertório da companhia há cinco espetáculos que mesclam circo, teatro, música e riso.
Ao longo desses anos, os artistas vêm se apresentando em palcos e picadeiros de todo Brasil, realizando também diversas turnês pelo agreste e sertão nordestino, pesquisando a rua como forma de democratização da arte e formação de platéia.
O foco principal do grupo são projetos de descentralização das artes, por isso, já passaram por sertões, asilos, unidades da Fundação Casa, comunidades, escolas entre outros.
A peça Circo de Lampezão e Maria Botina ganhou prêmios da Associação Produtores Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE) em 2014. Dentre eles o de Melhor Figurino, por Fabiana Pirro; Melhor Ator, Anderson Machado; e Melhor Atriz, Giulia Cooper.
Autor