Sesc apresenta ‘O Fabuloso Encontro dos Palhaços Piolin e Benjamin’
Espetáculo com entrada gratuita relembra dois ícones do circo brasileiro e vislumbra o futuro da arte circense
Foto: Éder Gaioski - Artistas levarão as pessoas por uma jornada envolvente, repleta de peripécias e risadas
Por Da Reportagem Local | 11 de abril, 2024

O Sesc Catanduva será palco de uma noite especial, nesta quinta-feira, 11, em homenagem a dois ícones do circo brasileiro: Benjamin de Oliveira e Abelardo Pinto, o palhaço Piolin.

Benjamin de Oliveira foi o primeiro palhaço negro do Brasil. Nascido em Pará de Minas/MG, deixou um legado marcante ao escrever e adaptar mais de 100 textos, popularizando o circo-teatro e contribuindo significativamente para a democratização das artes cênicas no Brasil.

Abelardo Pinto, o Piolin, natural de Ribeirão Preto/SP, foi um artista multifacetado, brilhando não apenas como palhaço, mas também como malabarista, contorcionista, mímico e músico. Sua genialidade consistia em mesclar diferentes linguagens, reinventando a palhaçaria brasileira e conquistando um sucesso sem igual. Dada sua grande importância na arte circense, teve sua data de nascimento, 27 de março, considerada como o Dia Nacional do Circo.

Em "O Fabuloso Encontro dos Palhaços Piolin e Benjamin", as companhias Canta Circo e Cínica mergulham na imaginação do público para especular sobre o que esses gigantes pensariam sobre o futuro da arte circense. Durante o espetáculo, que é repleto de números musicais, entradas cômicas e cenas de circo-teatro, busca-se resgatar o legado dessa tradição milenar.

Para a condução da história, três artistas levarão todas as pessoas por uma jornada envolvente, repleta de peripécias e risadas contagiantes. A exibição começa às 20 horas, com entrada gratuita.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Glauber Cunha traz personagem Dona Sônia ao Teatro Municipal na 5ª
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Grupo Flor de Chita apresenta espetáculo no Teatro Sérgio Cardoso
Por Da Reportagem Local | 27 de abril de 2024
Joaquim e José apresentam ‘No Ponteio da Viola’ hoje no Sesc Catanduva