O Sesc Catanduva será palco de uma noite especial, nesta quinta-feira, 11, em homenagem a dois ícones do circo brasileiro: Benjamin de Oliveira e Abelardo Pinto, o palhaço Piolin.
Benjamin de Oliveira foi o primeiro palhaço negro do Brasil. Nascido em Pará de Minas/MG, deixou um legado marcante ao escrever e adaptar mais de 100 textos, popularizando o circo-teatro e contribuindo significativamente para a democratização das artes cênicas no Brasil.
Abelardo Pinto, o Piolin, natural de Ribeirão Preto/SP, foi um artista multifacetado, brilhando não apenas como palhaço, mas também como malabarista, contorcionista, mímico e músico. Sua genialidade consistia em mesclar diferentes linguagens, reinventando a palhaçaria brasileira e conquistando um sucesso sem igual. Dada sua grande importância na arte circense, teve sua data de nascimento, 27 de março, considerada como o Dia Nacional do Circo.
Em "O Fabuloso Encontro dos Palhaços Piolin e Benjamin", as companhias Canta Circo e Cínica mergulham na imaginação do público para especular sobre o que esses gigantes pensariam sobre o futuro da arte circense. Durante o espetáculo, que é repleto de números musicais, entradas cômicas e cenas de circo-teatro, busca-se resgatar o legado dessa tradição milenar.
Para a condução da história, três artistas levarão todas as pessoas por uma jornada envolvente, repleta de peripécias e risadas contagiantes. A exibição começa às 20 horas, com entrada gratuita.
Autor