A Secretaria de Saúde de Catanduva participa da campanha Julho Amarelo, em alusão ao combate às hepatites virais, com atividades nas unidades de saúde dos bairros. O objetivo é reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença, que é transmitida pelo contato com sangue contaminado em objetos compartilhados, materiais não esterilizados ou de mãe para filho no momento do parto.
As hepatites virais são doenças silenciosas e quase sempre não apresentam sintomas, por isso acabam sendo descobertas quando a patologia já está muito evoluída, como em casos de cirrose ou câncer de fígado. Quando aparecem, se manifestam como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A Secretaria Municipal de Saúde oferece testagem rápida e gratuita nas Unidades de Saúde para as hepatites tipo B e C. A Rede Municipal atua ainda na prevenção com orientações sobre as formas de transmissão e vacinação contra a hepatite B para todas as idades. Em casos positivos, o tratamento necessário também é disponibilizado pela rede pública de saúde.
Autor