Saúde realiza mutirão com 200 exames de mamografias no sábado
Serão atendidas pacientes com encaminhamento médico e que aguardam pelo procedimento; elas já estão sendo avisadas
Foto: Prefeitura de Catanduva - Mutirão é estratégico para a Secretaria de Saúde e visa reduzir a fila de espera
Por Da Reportagem Local | 19 de outubro, 2023

A Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará mutirão de mamografias no próximo sábado, dia 21. Serão ofertados 200 exames gratuitos.

De acordo com a secretaria, serão atendidas pacientes com encaminhamento médico e que aguardam pelo procedimento. As mulheres nessa condição já estão sendo avisadas da confirmação do agendamento e chamadas a se apresentar em horários previamente definidos.

Para atender a demanda, a Secretaria investirá R$ 15 mil, por meio da contratação de exames, via processo licitatório, com quatro clínicas especializadas da cidade.

O mutirão é estratégico visando reduzir a fila de espera, levando em conta o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e outras doenças que acometem mulheres.

Além disso, especialmente nessa temporada, a Secretaria de Saúde tem mobilizado as equipes, com atividades periódicas e orientações reforçadas às mulheres sobre a importância de cuidar da saúde e estar em dia com exames preventivos.

A mamografia de rastreamento é indicada para mulheres com idades entre 50 e 69 anos. O exame de rotina deve ser feito pelas mulheres, mesmo sem queixa específica, com objetivo de detectar precocemente alterações que possam indicar a possibilidade de doenças.

Especialistas afirmam que o câncer de mama apresenta significativo sucesso de tratamento quando diagnosticado precocemente.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Stella Vicente | 05 de maio de 2024
Região se aproxima de 7 mil casos e tem oito mortes por dengue no ano
Por Guilherme Gandini | 03 de maio de 2024
Vacina contra a gripe é liberada para todas as pessoas acima de 6 meses
Por Da Reportagem Local | 30 de abril de 2024
Cidade tem três óbitos por dengue em análise, incluindo jovem de 21 anos