
A Secretaria de Saúde de Catanduva inicia nesta quinta-feira, 3 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. As doses estarão disponíveis em quase todas as unidades de saúde do município, com atendimento das 7h às 17h. As exceções são as unidades dos bairros Parque Glória e Vertoni, que estão com as salas de vacinação temporariamente desativadas.
Por outro lado, alguns postos terão horário estendido para facilitar o acesso da população. As unidades do Jardim Soto, Nova Catanduva e Solo Sagrado ficam até as 19h de segunda a sexta. Nosso Teto e Gavioli atendem até as 20h nas quartas; já o Flamingo até as 20h às terças.
Neste primeiro momento, o município recebeu 3.020 doses da vacina. O público-alvo da campanha em Catanduva é estimado em 54.981 pessoas, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica. Novas remessas devem ser enviadas pelo Governo do Estado ao longo da campanha, para garantir a cobertura total dos grupos prioritários.
Fazem parte do público-alvo crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas e condições especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores da saúde, educação, transporte coletivo, Correios, forças de segurança e armadas; professores e trabalhadores de instituições de ensino; caminhoneiros; população privada de liberdade; e pessoas em situação de rua.
A vacinação anual contra a gripe é uma estratégia fundamental para proteger a população contra os vírus influenza, que sofrem constantes mutações. Por isso, a composição da vacina é atualizada anualmente para garantir sua eficácia. A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes para prevenir casos graves e óbitos por gripe.
A recomendação do Ministério da Saúde é que mesmo quem se vacinou no ano passado retome a proteção este ano. A imunização é fundamental para evitar complicações causadas pelo vírus, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
Autor
