A Secretaria de Saúde de Catanduva, em parceria com a Associação Mahatma Gandhi, passou a disponibilizar, desde dezembro de 2023, atendimento especializado utilizando óxido nitroso em procedimentos odontológicos de crianças e pessoas autistas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Catanduva é pioneira em ofertar esse tipo de serviço na rede pública de saúde.
A técnica de sedação não invasiva, indolor e segura, visa garantir atendimento mais acessível e adaptado a essa parcela de pacientes. Ao ser inalado, o sedativo proporciona sensação de tranquilidade e o paciente permanece consciente.
Para ter acesso ao serviço especializado na UPA é preciso, primeiramente, passar por avaliação na unidade de saúde de referência e, se constatada a necessidade, o usuário é encaminhado para o atendimento, mediante consulta agendada.
O atendimento odontológico voltou a funcionar na UPA em julho do ano passado. De acordo com o balanço emitido pela unidade, em seis meses foram computados 973 atendimentos odontológicos e, ao todo, 2.286 procedimentos, que vão desde extração, restauração dentária.
Na UPA são feitos atendimentos que precisam de intervenção imediata. Posteriormente, os pacientes são referenciados à atenção básica para continuidade nos procedimentos.
Autor