Saúde confirma que todas as vacinas estão disponíveis nos postinhos
Estoques incluem imunizante contra a febre amarela, que tem registrado casos em macacos no interior paulista
Foto: Vagnerstos/Via Agência Brasil - Ministério da Saúde entregou 100 mil doses extras de vacina contra a febre amarela para SP
Por Guilherme Gandini | 08 de janeiro, 2025

A Secretaria de Saúde de Catanduva confirmou que todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis nos pontos de atendimento, incluindo a de varicela, que estava em falta – mas foi substituída por outras que contêm a cepa da doença. Recentemente, o município também recebeu novas doses da vacina contra a Covid e soma mais de 1.100 doses contra a dengue.

Em dezembro, levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) com 2.895 municípios constatou a falta de imunizantes para proteger a população em 65,8%. A consulta foi feita entre 29 de novembro e 12 de dezembro e divulgada no dia 27 de dezembro. Da amostragem, 52,4% (1.516) relataram que não tinham estoque da vacina contra a varicela.

Na segunda-feira, 6, o Ministério da Saúde entregou 100 mil doses extras de vacina contra a febre amarela para São Paulo, após registros de casos da doença em macacos, em algumas regiões do estado. A intensificação da vacinação é uma das recomendações para o controle de casos. Ainda em janeiro, serão distribuídas mais 600 mil doses de rotina para o estado.

A aplicação da vacina contra a febre amarela é feita com a primeira dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos de idade. Também é possível utilizar dose única caso não tenha recebido nenhuma dose até os 5 anos de idade ou reforçar, caso tenha recebido apenas uma dose antes dessa idade. A dose única também é aplicada em idosos a partir de 60 anos que nunca foram vacinados.

No Brasil, o ciclo da febre amarela é silvestre, com transmissão por meio dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Os últimos casos de febre amarela urbana foram em 1942 e todos os casos confirmados desde então decorrem do ciclo silvestre de transmissão, em que os primatas não humanos são os hospedeiros, amplificadores do vírus e vítimas da doença.

MANUTENÇÃO

De acordo com a Secretaria de Saúde de Catanduva, quatro unidades de saúde dos bairros não estão aplicando vacinas. No Parque Glória, o prédio está passando por reforma. Já nos postos do Vertoni, Bom Pastor e Santa Rosa, as câmaras de vacina estão passando por manutenção.

 

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
Casos de dengue voltam a subir na cidade; Saúde aposta em capacitação
Por Da Reportagem Local | 14 de novembro de 2025
No Dia Mundial do Diabetes, médico explica doença e derruba mitos
Por Da Reportagem Local | 13 de novembro de 2025
Botox contra a enxaqueca: a estética dá lugar à saúde