A Secretaria Municipal de Saúde divulgou novos números que mostram aumento de casos de dengue nos últimos meses, após período de estabilidade causado pelas condições climáticas. A preocupação é com a retomada das chuvas, que favorece a proliferação do Aedes.
De acordo com a pasta, em junho foram registrados 188 casos, em julho 85 e, em agosto, 52. No mês de setembro, foram 84 confirmações, enquanto o balanço parcial de outubro tem 39 positivos – ainda com exames pendentes. Em novembro, há 1 positivo e 41 notificações.
“Mesmo com a redução natural dos focos do mosquito transmissor no período, as equipes da EMCAa não pararam. Os trabalhos seguiram firmes em todos os bairros, com vistorias, orientações à população, bloqueios de criadouros e eliminação de possíveis focos do mosquito”, afirmou o setor.
Como parte dessa mobilização, foi realizada nesta semana - nos dias 12 e 13 de novembro - capacitação voltada aos agentes de combate às endemias e aos agentes comunitários de saúde.
A capacitação reforça uma das principais estratégias da EMCAa: incentivar cada morador a reservar 10 minutos por semana para verificar a casa e o quintal, eliminando recipientes que possam acumular água. A atitude pode evitar a reprodução do mosquito e barrar o avanço da doença.
Autor