Santa Casa de Barretos anuncia novas vagas para médicos residentes
Programa de residência médica do hospital deve passar de 100 participantes em 2024; inscrições terminam dia 12
Foto: Divulgação/Santa Casa Saúde - Programa de residência médica da Santa Casa é reconhecido pelo MEC
Por Da Reportagem Local | 11 de janeiro, 2024

A Santa Casa de Misericórdia de Barretos divulgou edital que regulamenta as inscrições em seus projetos de residência médica para 2024, no programa de Medicina de Emergência. As inscrições de médicos que pretendem participar do programa podem ser realizadas até o dia 12 de janeiro e prova acontece no dia 27 de janeiro, junto com a análise de currículo do médico candidato.

Após o resultado divulgado no dia 31, e o prazo para a efetivação das matrículas, os novos médicos residentes passam a atuar no hospital a partir do dia 1º de março.

A residência médica é etapa fundamental para a formação profissional de médicos, no desenvolvimento de habilidades clínicas, conhecimento técnico e experiência prática. Trata-se de programa de treinamento pós-graduado, oferecido em instituições de saúde e universidades, que proporciona aprimoramento de competências em uma especialidade específica.

Os residentes trabalham sob a supervisão de médicos mais experientes, enfrentando situações clínicas reais, lidando com pacientes e tomando decisões. O período intensivo de treinamento oferece imersão prática no campo escolhido, permitindo que os profissionais de saúde adquiram conhecimentos avançados e desenvolvam habilidades especializadas.

O programa de residência médica da Santa Casa é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e oferece vagas nas áreas de medicina de emergência, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina preventiva.

Durante toda a fase de especialização, os residentes são acompanhados por um preceptor: professor que ensina um pequeno grupo de residentes, focando a prática clínica e o desenvolvimento de habilidades necessárias para o desempenho específico.

O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa, Helton Mondine Santos, explica que atualmente são 88 médicos realizando sua residência na instituição, em 15 especialidades, circulando nas clínicas e cirúrgicas. Em fevereiro de 2024 serão formados 19 médicos residentes, todos aptos para o mercado de trabalho ou para subespecialização.

Para conhecer na íntegra o edital que regulamenta o ingresso de novos residentes na Santa Casa de Misericórdia de Barretos, basta acessar http://santacasabarretos.com.br/processo-seletivo/.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade