Santa Adélia fica em 3º lugar da região no ranking do Previne Brasil
No Estado, que conta com 645 municípios, ficou na 55ª posição na avaliação do segundo quadrimestre de 2022
Crédito: Divulgação - Segundo a secretária da Saúde, Tânia Canossa, houve uma melhora significativa nos índices de Santa Adélia do primeiro para o segundo quadrimestre
Por Da Reportagem Local | 11 de novembro, 2022

Santa Adélia ficou em 3º lugar de melhor desempenho em saúde na região de Catanduva, pelo Programa Previne Brasil, com Índice Sintético Final (ISF) de 8,97. No Estado, que conta com 645 municípios, Santa Adélia alcançou a 55ª posição na avaliação do segundo quadrimestre de 2022.

O Previne Brasil foi criado em 2019 e tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos e métricas de desempenho das unidades de saúde da Atenção Básica. O programa também é um meio pelo qual o Ministério da Saúde usa para determinar algumas formas de repasse financeiro aos municípios.

O Indicador Sintético Final (ISF) é a média dos percentuais individuais de cada um dos sete indicadores do programa Previne Brasil e serve de base para a avaliação, pelo Ministério da Saúde, do desempenho e da qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.

Segundo a secretária da Saúde, Tânia Canossa, houve uma melhora significativa nos índices de Santa Adélia do primeiro (ISF 7,51) para o segundo (ISF 8,97) quadrimestre. Isso devido a implementação de uma equipe de monitoramento.

A equipe é coordenada pela enfermeira Elizângela Mara Sikóra e composta por Flávia Danieli Lourenço, Karina Fernanda dos Santos Pereira e as equipes de Estratégia de Saúde da Família. “Estamos inseridas nos trabalhos juntamente com o Alexandre e a Isabela e temos total apoio da secretária da Saúde, Tânia Canossa, e do coordenador das Estratégias de Saúde da Família, Anderson Alex Senson”, diz a enfermeira.

“Nessa equipe de monitoramento desenvolvemos uma análise sistemática da qualidade dos dados da saúde do município, de correção e melhora tanto da assistência quanto da qualificação de dados municipais, juntamente com as Equipes das Estratégias de Saúde da Família. Tudo isso para melhorar cada vez mais o atendimento à população”, ressalta Elizângela.

“Estamos muito felizes com o resultado alcançado e isso é fruto de muito trabalho e cuidado com a nossa população. O cuidado com os nossos munícipes sempre esteve em primeiro lugar, este resultado deve-se ao empenho de cada profissional, do comprometimento e trabalho colaborativo. Isso mostra que estamos no caminho certo”, aponta a secretária Tânia.

“O resultado mostra que quando a Saúde é tratada como prioridade e respeito, por uma gestão comprometida, junto com uma equipe de excelentes profissionais, os resultados aparecem. Parabéns a todos os envolvidos por este resultado. E vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais”, declara o prefeito Guilherme Colombo da Silva.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Fisioterapeutas aprimoram conhecimentos em ventilação mecânica