
O FTD Sistema de Ensino utilizou reportagem do jornal O Regional para compor questão de simulado preparatório para o Enem direcionado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio de toda a sua rede – composta por mais de 4 mil escolas e mais de 900 mil estudantes em todo o país.
Na introdução da pergunta número 44 da prova, é citado trecho da matéria “Professora cria método baseado no Chaves para correção de provas”, veiculada em abril do ano passado, trazendo em destaque iniciativa da professora Andrea Justino, do Colégio Ressurreição.
Na ocasião, o jornal noticiou que a educadora teve trabalho de sua autoria, intitulado “Correção do Chaves - Como era? Como eu fiz?”, premiado pelo FTD Educação no evento “Compartilhando Práticas Pedagógicas”, dedicado a identificar projetos inovadores de ensino-aprendizagem.
A proposta de Andrea Justino, inspirada em recorte de um episódio do seriado Chaves, foi revisar questões junto com os alunos a partir das perguntas ‘Como era?’ e ‘Como eu fiz’, fazendo com que o estudante desenvolva olhar analítico para as questões que ele está resolvendo.
No simulado do FTD, é apresentado trecho da reportagem que relembra cena em que o professor Girafales “corrige” confusão de vocabulário do personagem Chaves – “massacote x mascote” – em que há a repetição, por parte do aluno, da expressão “O que eu disse? E como é que é?”.
Também é reproduzido outro trecho que cita as motivações da professora ao criar o projeto, como a angústia ao perceber que o aluno tem relação negativa com o instrumento prova, e sua intenção de desenvolver nos alunos olhar mais ameno para os exames escritos.
Depois de se deparar com todo o contexto, o estudante precisa indicar, entre cinco alternativas, qual delas expõe uma das propostas do projeto da professora Andrea Justino. O texto original da reportagem está disponível no site: clique aqui.
Autor
