Referência, Medicina Preventiva da Unimed Catanduva amplia atendimentos
Setor trabalha com diferentes ações ligadas à promoção da saúde do beneficiário, de forma individualizada
Foto: UNIMED CATANDUVA - Atividades são realizadas de forma conjunta pela equipe médica e profissionais de nutrição, psicologia e educação física
Por Da Reportagem Local | 02 de agosto, 2022
O cuidado com a saúde deve ser constante – para não dizer: diário. Trabalhar a promoção do bem-estar e uma melhor qualidade de vida são premissas para quem deseja um envelhecimento saudável, qualidade de vida e, consequentemente, menos doenças e mais saúde. A Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, referência em simpósio da ANS em 2020, atua com este objetivo, sempre voltada à saúde integral dos beneficiários.  
 
Resultado satisfatório deste trabalho foi evidenciado com o aumento significativo dos acolhimentos. Os primeiros semestres dos últimos quatro anos registraram, juntos, 40.405 atendimentos. Se comparada a 2019, quando foram registrados 7.498 atendimentos, a procura cresceu 51,08% no primeiro semestre deste ano.  
 
O aumento nos números se deve à constante inovação em relação às metodologias aplicadas, que são facilmente adequadas às necessidades de cada beneficiário, sempre direcionado ao programa de saúde que melhor se adeque às suas necessidades. Tudo realizado em conjunto entre a equipe médica e profissionais de nutrição, psicologia e educação física.  
 
“O objetivo da Medicina Preventiva é oferecer o apoio necessário ao beneficiário, cuidando dele de maneira integral, e não fragmentada. Temos um olhar voltado à promoção da saúde, principalmente. Para isso, trabalhamos com todos os públicos, desde crianças a idosos, e participamos ativamente da rotina e desenvolvimento de cada um, inclusive no enfrentamento das dificuldades”, disse a coordenadora do núcleo em Catanduva, a enfermeira Virgínia Bicudo Guardia Grandisoli.
 
São inúmeros cases de sucesso, a exemplo de pacientes que mudaram completamente seus hábitos e ganharam uma vida muito mais saudável depois de conhecer o trabalho da equipe multidisciplinar da unidade.   
 
Dentre as ações existentes, podem ser citados os grupos de corrida e de ciclismo, os programas de combate à ansiedade e ao fumo, acompanhamento infantil e da terceira idade e os grupos para redução de peso e incentivo a hábitos saudáveis. As modalidades online incluem personal, ginástica laboral e grupos de atividades físicas de fortalecimento muscular: tudo adaptado para o mundo digital, sendo mais uma opção aos beneficiários.  
 
O acompanhamento infantil pode ser individual e em grupo, com foco na atividade física e interação social, além do incentivo às práticas saudáveis.
 
TELEMONITORAMENTO  
 
O telemonitoramento também é marca registrada da Medicina Preventiva: beneficiários que apresentam comorbidades como obesidade, hipertensão arterial e diabetes são monitorados e incentivados a iniciar um plano de atividades junto à equipe multidisciplinar. Os resultados são extremamente positivos.  
 
Além de Catanduva, a Medicina Preventiva também atua na área de ação atendida pela Unimed Catanduva, com outro ponto de atendimento em Santa Adélia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3531-3140. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Mais de 70 pessoas por dia passam pelo Postão por suspeita de dengue e covid
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Abril Marrom: Unimed Catanduva reforça abordagens sobre saúde ocular