
A Estação Cultura de Catanduva recebe a partir desta terça-feira, 16, o projeto Reciclarte, que transforma resíduos em arte e promove reflexões sobre sustentabilidade e consumo consciente. A programação vai até o dia 29 de setembro, com entrada gratuita e classificação livre.
Durante os 14 dias de atividades, o público poderá conferir o processo da reciclagem dentro de um container cenográfico, além de uma exposição de peças produzidas com a técnica "Precious Plastic", que reutiliza plástico triturado e moldado em novos objetos.
O projeto ainda contará com painel expositivo, piso de madeira, rampa de acessibilidade e visitas guiadas para escolas, ONGs, cooperativas e interessados em geral. Ao todo, serão 12 dias com visitas guiadas e 14 dias de exposição contínua das obras do curador do projeto.
A proposta é incentivar o reaproveitamento de materiais, apresentar novas possibilidades de criação com resíduos sólidos e ampliar o debate sobre educação ambiental, sobretudo entre as novas gerações. Uma das ideias é criar 10 obras originais a partir da reciclagem.
Mais do que apresentar técnicas, o projeto Reciclarte reforça conceitos como economia circular, empreendedorismo, geração de renda, sustentabilidade e legado. A unidade móvel funcionará das 8h às 12h e das 14h às 17h. A classificação indicativa é livre.
COMO SERÁ
Durante as visitas, cada participante pode levar materiais recicláveis, que serão transformados em matéria-prima para novas obras. O processo começa com a seleção dos plásticos de melhor qualidade, segue para a trituração e armazenamento, e termina no uso das máquinas instaladas no contêiner: duas injetoras e uma extrusora. As peças resultantes são expostas e doadas.
Autor
