Psicologia da Funfarme reforça importância do Janeiro Branco
Atualmente 38 psicólogos, 10 aperfeiçoandos e 12 residentes atuam no complexo junto aos pacientes e seus familiares
Foto: Divulgação - Equipe de Psicologia da Funfarme reforça a importância dos cuidados com a saúde mental
Por Da Reportagem Local | 14 de janeiro, 2025

O Hospital de Base (HB), Hospital da Criança e Maternidade (HCM) e demais unidades hospitalares da Funfarme encerraram 2024 com mais de 70 mil atendimentos psicológicos, nas diversas especialidades médicas em que as unidades atuam. Esse cenário destaca a importância da promoção de saúde e prevenção de doenças físicas e mentais da campanha Janeiro Branco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Mental pode ser considerada um estado de bem-estar vivido pelo indivíduo, que possibilita o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade.

Diante disso, o Serviço de Psicologia da Funfarme reforça a importância dos cuidados com a saúde mental por meio de campanhas como Janeiro Branco, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção dos transtornos mentais como estresse, ansiedade, depressão e pânico.

Atualmente o serviço dispõe de 38 psicólogos, 10 aperfeiçoandos e 12 residentes que atuam no complexo junto aos pacientes internados e seus familiares, desde a investigação diagnóstica, até o tratamento e reabilitação, com ênfase na promoção, prevenção e intervenção em saúde mental nas diferentes faixas etárias.

A coordenadora do Serviço de Psicologia da Funfarme, Carla Zanin, explica os benefícios da campanha Janeiro Branco e os impactos positivos no início de cada ano. “O início do ano está associado a ideia de recomeço e renovação, com metas e planejamentos, o que encoraja as pessoas a refletirem sobre suas vidas e a repensarem seus hábitos e rotinas, ou seja, um cenário favorável para discutir sobre a importância da saúde mental. Com isso, ajuda a promover conscientização e contribui para a normalização do diálogo sobre saúde mental e redução do estigma em relação ao tema. Além disso, incentiva o planejamento de ações preventivas e a busca de suporte profissional, caso seja necessário”, ressalta.

Para a psicóloga Andressa Zacheo Vilalva, vice-coordenadora do Serviço de Psicologia da Funfarme, as iniciativas educacionais e de pesquisa dos hospitais contribuem ativamente e de maneira positiva no contexto da saúde mental.

“No ano passado tivemos o I Congresso de Saúde Mental, que irá ocorrer anualmente e vem com o propósito de instrumentalizar e levar conhecimento aos profissionais de diferentes áreas da psicologia e que atuam em diferentes instituições além de contribuir para a formação de alunos da Famerp e das demais instituições de ensino. Trabalhamos ativamente com pesquisa cientifica, o que faz com que os estudos junto a nossos pacientes, familiares e profissionais de saúde contribuam com o cenário nacional e internacional na atuação da psicologia a partir de práticas baseadas em evidências”, afirma.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 26 de setembro de 2025
‘Nem todas as mulheres querem sentir dor com tratamento estético’
Por Da Reportagem Local | 24 de setembro de 2025
Hospital Unimed São Domingos inaugura maternidade amanhã
Por Da Reportagem Local | 22 de setembro de 2025
24 hospitais da região têm melhor índice de captação de órgãos de SP