A modernidade trouxe, junto com a avalanche de avanços tecnológicos, ritmos de vida acelerados e uma constante inundação de informações Segundo a psicóloga Joyce Bonfante, especialista em psicologia da saúde e terapia cognitivo comportamental, é no meio deste turbilhão que as pessoas se veem sem tempo para olhar para si mesmas, em busca do autoconhecimento.
Para Joyce este autoconhecimento é necessário para o bem-estar e para a evolução do ser humano. “Estamos constantemente ocupados e preocupados em atender prazos e expectativas externas, mas esquecemos frequentemente de uma das relações mais cruciais em nossas vidas: a relação conosco mesmos”, afirma a psicóloga.
Ela ainda conta que recebe em seu consultório diversas queixas sobre pessoas que não conseguem se enxergar mais como, de fato, uma pessoa, e se sentir parte importante seja da sociedade ou até mesmo de sua família, relatando perda de identidade.
“Destaco sempre que a introspecção e o autoconhecimento são fundamentais para o crescimento pessoal e o desenvolvimento emocional. Sem tempo para nos conhecermos, perdemos a oportunidade de compreender nossas motivações, medos e desejos mais profundos. Isso pode levar a uma sensação de vazio existencial, ansiedade e até mesmo depressão”, pontua a profissional.
Práticas como a meditação, ter um diário pessoal, fazer terapia e reservar um tempo para ter momentos longe das distrações digitais são indicadas, pois ajudam as pessoas a se conectarem verdadeiramente consigo mesmas, criando, assim, espaço para a reflexão pessoal.
“A psicoterapia oferece um espaço seguro para explorar questões emocionais, traumas e desafios pessoais. Com a orientação de um terapeuta, é possível desenvolver habilidades para enfrentar esses problemas de maneira eficaz”, ressalta Joyce.
A profissional ainda afirma não existir um caminho certo ou errado para este autoconhecimento, mas há sim a necessidade de manter um compromisso para se conhecer melhor e evoluir como ser humano. “É um investimento valioso em seu próprio bem-estar e na qualidade de suas relações com os outros e a psicoterapia pode ser uma ferramenta poderosa nessa jornada de crescimento pessoal. Experimente”, incentiva.
Autor