Psicóloga diz que estabelecer metas e mudar hábitos favorece a saúde mental
Priscila Gonçalves Osti, da Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, afirma que ilusão e criatividade promovem movimento
Crédito: Divulgação - Cobranças excessivas, julgamentos e ultrapassar limites levam ao adoecimento mental
Por Da Reportagem Local | 16 de janeiro, 2024

A saúde mental refere-se ao estado emocional, psicológico e social de uma pessoa, influenciando sua capacidade de lidar com o estresse, tomar decisões, relacionar-se com os outros e enfrentar desafios da vida. Manter uma boa saúde mental é crucial para o funcionamento adequado em diversas áreas da vida, incluindo trabalho, relacionamentos e atividades diárias.

“Janeiro Branco” é uma campanha que surgiu no Brasil e foi criada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional. A campanha acontece durante todo o mês de janeiro e busca combater o estigma em torno das questões de saúde mental, promovendo a reflexão, a prevenção e o cuidado. O nome da campanha faz referência à cor branca, simbolizando um novo ano e uma nova página em branco, uma oportunidade para promover mudanças positivas na vida das pessoas, especialmente no que diz respeito à saúde mental.

Priscila Gonçalves Osti, Psicóloga da Medicina Preventiva da Unimed Catanduva, fala sobre como estabelecer metas e mudar hábitos influenciando a saúde mental.

“Precisamos da ilusão e da criatividade, cuja função é nos movimentar na vida. Por exemplo, o término do ano e a expectativa do novo, que se apresenta como uma página em branco, nos dá esperança. Trata-se de um comportamento saudável, pois somos seres ‘desejantes’, e o desejar nos permite caminhar”, explicou.

Cobranças excessivas, julgamentos desnecessários e ultrapassar limites são comportamentos que levam ao adoecimento mental. Aprender a se escutar mais, acolher suas emoções, entender seu próprio ritmo, olhar para dentro de si e perceber suas necessidades e prioridades é um ótimo começo para o autocuidado.

Promover ações, palestras, eventos, campanhas de conscientização nas redes sociais e nos locais de trabalho é uma oportunidade valiosa para lembrar que a saúde mental é um aspecto essencial da saúde global. Todos devem se esforçar para promovê-la em suas vidas e comunidades.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade