O promotor de Justiça de Santa Adélia, Guilherme Silva Augusto, realizou palestra para alunos da eletiva Fim da Linha, das turmas de Ensino Médio da escola estadual Dr. Nestor Sampaio Bittencourt, de Catanduva. A atividade foi realizada na semana passada, tendo como responsáveis os professores Célio Godela e Maristela Delduque, além da supervisora Simone Andrela.
A eletiva tem como finalidade propor reflexões sobre a relação entre o Direito e a Justiça, a partir de análises teóricas e práticas acerca dos conceitos de moral, ética, leis e do que é ou não justo, incentivando os estudantes a exercerem a empatia e desenvolverem processos de autocrítica, para que possam participar da vida em sociedade de uma forma mais consciente e crítica.
“Certo ou errado? Justo ou injusto? Legal ou ilegal?” Todos esses questionamentos nos acompanham e atravessam nossas reflexões sobre o nosso lugar no mundo. Esta eletiva tem a finalidade de analisar como as ideias de Justiça e de Direito se relacionam na sociedade e moldam a nossa maneira de agir e viver”, pontua a professora Maristela Delduque.
"O mundo se transforma dentre de uma sala de aula. Sou grato pelo convite, pois pude compartilhar e aprender com os alunos, enquanto conversávamos sobre o sistema de justiça do nosso país. O interesse e o potencial humano deles demonstram que estão no caminho certo. Parabenizo, por fim, o corpo docente que abriu este campo fértil para o debate", falou o promotor.
A escola é conduzida pela diretora Thais Zaccarelli Piekut, a vice-diretora Lúcia Helena Firmino e a coordenadora Carla Shizumi Horikawa. A unidade de ensino oferece os Itinerários Formativos que compõem a grade do Novo Ensino Médio e permitem que o aluno escolha, dentre diversas possibilidades, quais as disciplinas e oficinas que mais atendem suas aptidões e projetos de vida.
Autor