Em um marco para a comunidade drag de Catanduva e região, o projeto "Todas as Cores" foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo e se fortaleceu na missão de promover a diversidade e a expressão artística LGBTQIAPN+ na cidade. Sob a liderança do multiartista Thales Maniezzo, mais conhecido como Tallest Drag, a iniciativa ganha impulso significativo para sua realização.
A Lei Paulo Gustavo, criada em homenagem ao comediante que foi ícone da representatividade LGBTQIAPN+, destina recursos a projetos que promovam a cultura e a diversidade, contribuindo para a valorização da arte e das expressões de minorias. Nesse contexto, "Todas as Cores" destaca-se por celebrar a arte drag e também ressignificar o cenário cultural da região.
O projeto visa produzir um álbum visual, seguindo a linha de artistas renomados como Beyoncé, onde cada faixa musical é acompanhada por um clipe, culminando em um média-metragem intitulado "Todas as Cores - o filme". O trabalho busca ser referência para o fazer drag local, explorando novos caminhos de expressão.
Com um elenco composto exclusivamente por artistas LGBTQIAPN+, "Todas as Cores" pretende incorporar elementos de luta antirracista e das identidades trans e intersexo, promovendo, assim, uma representação mais inclusiva e diversificada.
O projeto também busca fomentar a produção de figurinos exclusivos, tornando-os acessíveis para artistas que muitas vezes enfrentam barreiras financeiras. “A escolha dos locais de gravação, incluindo pontos históricos e culturais de Catanduva, tem como objetivo ressignificar o imaginário da cidade, quebrando estereótipos e preconceitos”, pontua o idealizador.
O filme "Todas as Cores" será exibido em festivais locais, promovendo a cultura drag na região, e um pocketshow da Tallest Drag e dançarinos será realizado na 17ª Parada da Diversidade de Catanduva, em 2024.
“Em um momento em que a representatividade é mais importante do que nunca, iniciativas como essa mostram que a arte drag não é apenas uma forma de entretenimento, mas sim uma ferramenta poderosa para promover a igualdade e celebrar a diversidade, mostrando que todas as cores, todas as identidades, têm seu lugar e sua voz”, completa Thales Maniezzo.
Autor