O projeto de dança 1ª Impressão, de Catanduva, foi aprovado com a coreografia Alucina-Som para o 40º Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo. O grupo participará do 1º Festival da Sapatilha, novo seguimento competitivo criado para compor a programação de 40 anos do evento. O Festival de Dança de Joinville será realizado de 17 a 29 de julho.
De acordo com o coreógrafo Cristiano Santillo, responsável pelo projeto, a vaga foi garantida a partir do envio de um vídeo para o processo de seleção. A coreografia selecionada, segundo ele, tem como referência uma mistura de palhaços de filme de terror. O elenco é formado, atualmente, por 23 bailarinos que vão representar a cidade nos grandes festivais de dança.
Este ano, o Festival de Joinville recebeu a inscrição de 4.100 coreografias, das quais 213 foram aprovadas para compor a Mostra Competitiva e 50 para o Festival Meia Ponta, que é exclusivo para bailarinos nascidos de 2011 a 2013. O processo de seleção teve etapa única com avaliação dos trabalhos feita por especialistas em cada um dos oito gêneros do evento.
Como novidade, a edição histórica que celebrará as quatro décadas do festival contará com mais uma atração competitiva: o Festival da Sapatilha, que será realizado em 12 tardes, no palco da Feira da Sapatilha, onde o grupo catanduvense se apresentará. Outra ação é o Festival 40+, para participantes acima dos 40 anos que iniciaram seu contato com a dança na vida adulta.
Haverá, ainda, os Palcos Abertos instalados em cinco diferentes pontos da cidade para levar a dança à comunidade joinvilense e visitantes, em sessões diárias gratuitas, e também a Programação Didática, que tem como foco a formação e aprimoramento técnico de bailarinos, estudantes e profissionais ligados à dança, por meio de cursos com aulas teóricas e práticas.
PROJETO
O 1ª Impressão compõe o programa de Oficinas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e está aberto a novos integrantes a partir de 14 anos de idade. Os ensaios são realizados de segunda e quarta-feira, das 19 às 22 horas, aos sábados, das 16 às 19 horas, e aos domingos, das 9 às 12 horas, na Estação Cultura. Não é preciso ter nenhuma experiência na dança.
Autor