Programa registra mais de 100 mil inscrições na primeira semana
Prazo vai até 24 de junho e apenas pedidos concluídos serão analisados; são 180 mil vagas em todo o país
Foto: Thiberio Rodrigues/MS - Iniciativa busca atualizar a formação de Agentes Comunitários e de Combate às Endemias
Por Da Reportagem Local | 12 de junho, 2024

O Programa Mais Saúde com Agente atingiu a marca de 103.402 mil inscritos na primeira semana de abertura das inscrições, sendo 76.352 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 27.050 Agentes de Combate às Endemias (ACEs). O período de submissão vai até o próximo dia 24, por meio do endereço eletrônico https://maissaudecomagente.ufrgs.br/inscricao.

Apenas as inscrições concluídas serão analisadas, portanto, é necessário verificar se a mensagem de validação foi enviada para o e-mail cadastrado.

São 180 mil vagas para todo o Brasil para os cursos Técnico de Agente Comunitário de Saúde e Técnico de Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias.

A iniciativa busca atualizar a formação da categoria, de acordo com as novas atribuições da previstas na Lei nº 11.350/2006 oferecendo condições para analisar informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.

Os cursos também podem ampliar as habilidades de acolhimento para atendimento a populações vulneráveis, como a equidade de gênero, raça e etnia; saúde mental; e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa é uma estratégia inclusiva que forma agentes para atender especificidades das comunidades em que atuam, o que deve resultar em atendimentos do SUS mais humanizados e assertivos.

O programa é promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 14 de julho de 2024
Saúde orienta pais a aproveitarem férias para atualizar caderneta
Por Guilherme Gandini | 11 de julho de 2024
Cobertura vacinal contra gripe chega a 35% entre grupos prioritários
Por Da Reportagem Local | 11 de julho de 2024
Campanha de vacinação contra gripe termina no próximo domingo