Profissionais efetivos da equipe da Secretaria de Saúde de Catanduva estão em busca de mais conhecimento e ingressaram nos Cursos Técnicos para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
A capacitação faz parte do Programa Federal “Saúde com Agente” do Ministério da Saúde, mediado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conselho Nacional de Secretarias de Saúde.
Trata-se do maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido do país. Nesta metodologia de ensino os estudantes têm aprendizagem tanto na modalidade presencial quanto a distância. A formação tem carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.
A adesão ao curso é facultada aos profissionais e atualmente, em Catanduva, participam 32 Agentes Comunitários e 21 Agentes de Endemias.
A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária, além de reforçar a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania, atuando na prevenção e no cuidado das pessoas.
Autor