Professor de capoeira dá aulas gratuitas e acredita poder ajudar alunos
Leandro Elias Ramalho, o professor Farol, faz parte da Associação Herança Cultural Capoeira; inscrições para aulas noturnas estão abertas
Crédito: Arquivo Pessoal - Aulas acontecem às terças e quintas-feiras e às segundas e quartas-feiras no período noturno
Por Stella Vicente | 11 de maio, 2023

O professor de capoeira Leandro Elias Ramalho, conhecido como professor Farol, é responsável por oferecer aulas gratuitas de capoeira no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Catanduva. Os interessados em participar ainda podem se inscrever, tanto homens quanto mulheres.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras e às segundas e quartas-feiras, de forma alternada semanalmente, das 19h15 às 20h15. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (17) 3524-9718 ou (17) 99125-2092.

Farol é professor de 2º grau, corda marrom, e faz parte da Associação Herança Cultural Capoeira. Foi treinado pelo presidente-fundador da entidade, mestre Catitu, que lidera grupos de capoeira na cidade de Guarulhos há mais de 30 anos.

Leandro explica a diferença entre as capoeiras existentes: a capoeira angola é um dos estilos matrizes da capoeira tradicional tendo como umas das figuras principais na organização da mesma, Mestre Pastinha. Já a capoeira regional vem através da junção da capoeira Angola com o Batuque, uma luta brava da época, e foi criada pelo Mestre Bimba.

“Por fim, a capoeira contemporânea se dá através da junção das duas vertentes angola e regional, trazendo assim uma metodologia interna de cada trabalho sem deixar morrer as tradições de ambas”, complementa.

Ele acredita que essa prática pode ajudar a mudar a vida de muitas pessoas, assim como mudou a sua. “A capoeira me ajudou a ser um bom cidadão em todos os aspectos e a respeitar o próximo. Ela consegue chegar a várias pessoas de todas as classes e transformá-los em verdadeiros cidadãos, tirando-os de más companhias e reeducando”, declara o professor Farol, que diz ter hoje um compromisso sério com a capoeira para poder ensinar os demais com a melhor qualidade possível tudo que aprendeu com seu mestre Catitu.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Coletivo Dell’arte reestreia espetáculo ‘Yerma’, no Sesc, na quinta-feira
Por Guilherme Gandini | 05 de maio de 2024
Espetáculo circense é atração no Sesc Catanduva na manhã de domingo
Por Stella Vicente | 01 de maio de 2024
Festival de Dança está com inscrições abertas e tem R$ 30 mil em prêmios