Prefeitura permite ocupação máxima em eventos com ambientes abertos ou fechados
Decisão segue normativa estadual, cobertura vacinal e cenário epidemiológico
Foto: DIVULGAÇÃO - Prefeitura editou decreto com nova flexibilização em Catanduva
Por Guilherme Gandini | 16 de março, 2022

A Prefeitura de Catanduva publicou decreto, na segunda-feira, 14, com nova flexibilização nas regras de enfrentamento ao coronavírus. Desta vez, seguindo indicação do Governo do Estado de São Paulo, o município autorizou a ocupação máxima permitida em eventos, 100% portanto, seja em ambientes abertos ou fechados.

A medida engloba “atividades culturais, esportivas, shows e demais eventos de lazer que permitam a permanência de pessoas em pé, em ambientes fechados ou abertos, com ocupação máxima de 100% da capacidade do local”, observadas medidas e protocolos sanitários. O texto mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

A decisão da Prefeitura levou em conta as normativas estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 66.554, de 9 de março de 2022, embasado na Nota Técnica do Comitê Científico de Saúde do Estado de São Paulo, assim como a ampla cobertura vacinal da população catanduvense, o atual cenário epidemiológico e o retrocesso da pandemia.

De acordo com consulta feita pelo Jornal O Regional no Vacinômetro, ferramenta do Governo do Estado que monitora os indicadores da vacinação contra a Covid-19, Catanduva está com 81,25% da população com o esquema vacinal completo. Isso equivale a 99.530 pessoas, dentro de um universo de 122.497 catanduvenses.

MÁSCARAS

O governador João Doria (PSDB) declarou, na visita a Catanduva na semana passada, que poderá anunciar a liberação completa do uso de máscaras no dia 23 de março. A flexibilização, segundo ele, depende de parecer do comitê científico do governo, que deve ser elaborado até o dia 22.

“Tudo correndo bem, como está, possivelmente em duas semanas o Governo do Estado de São Paulo pode avaliar, sim, a liberação completa do uso de máscaras no Estado. Mas isso vai depender muito da consciência de cada pessoa em, nos ambientes fechados, conforme a recomendação ainda prevalece, continue a usar suas máscaras, o álcool em gel, a ter as medidas de cuidados como vêm tendo até o presente momento”, afirmou.

Na quarta-feira, 9, o governo estadual decidiu suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre. O acessório continua obrigatório em espaços fechados.

Autor

Guilherme Gandini
Editor-chefe de O Regional.

Por Guilherme Gandini | 19 de abril de 2024
Saúde confirma compra de repelentes para 400 gestantes
Por Stella Vicente | 19 de abril de 2024
Conselho de Saúde se reúne para deliberar contratos e futura eleição
Por Guilherme Gandini | 18 de abril de 2024
Programa de alfabetização envolve mais de 1,5 mil alunos