Pontinhos pretos na visão têm relação com o processo natural do envelhecimento
Mais conhecida por ‘moscas volantes’, a condição atinge quase todas as pessoas com mais de 40 anos
Foto: DIVULGAÇÃO - Melhor maneira de prevenir problemas oculares é consultar um oftalmologista regularmente
Por Da Reportagem Local | 11 de agosto, 2022
 

Quem já passou dos 40 anos pode, de repente, começar a enxergar pontinhos pretos que se movem de acordo com os movimentos oculares. A boa notícia é que na maioria dos casos esses pontinhos pretos ocorrem em consequência do processo natural do envelhecimento.  

Segundo Maria Beatriz Guerios, oftalmologista geral e especialista em glaucoma, essas manchas ocorrem numa parte do olho chamada de vítreo, uma espécie de gel transparente que se localiza atrás do cristalino e na frente da retina.  

“O vítreo preenche o espaço entre essas duas estruturas, na parte de trás do globo ocular. O humor vítreo é composto basicamente de água, colágeno, proteínas, açúcares e sais. O processo do envelhecimento causa alterações nesses fluídos fazendo surgir essas manchas na visão".   

Popularmente, esses pontinhos pretos são chamados de “moscas volantes” porque se movem na medida em que movimentamos os olhos.  Felizmente, elas são inofensivas na maioria dos casos.   

“O humor vítreo tem algumas funções importantes como manter a forma arredonda do globo ocular, contribuir para a transparência na visão e participar a regular a pressão intraocular. A substância também absorve movimentos bruscos, como àqueles que ocorrem em um eventual trauma na região da cabeça”, acrescenta a médica.  

Eventualmente, o surgimento das moscas volantes pode ocorrer em pessoas com miopia, que passaram por uma cirurgia de catarata, por uma inflamação ocular, traumas cranioencefálicos e por cirurgias oculares a laser.  

A imagem formada pelos pontinhos pretos na visão pode variar de pessoa para pessoa. “Alguns pacientes podem descrever como moscas, outros como teias de aranha ou simplesmente como pontos pretos e manchas sem forma definida.  Outra característica é que só enxergamos as moscas volantes em ambientes iluminados”, ressalta Maria Beatriz. 

QUANDO SE PREOCUPAR?  

Apesar de as moscas volantes serem inofensivas de forma geral, há algumas situações que devem ser avaliadas por um oftalmologista. Para além disso, dependendo dos sintomas, pode se tratar de uma emergência oftalmológica.  

“O processo natural do envelhecimento leva ao afinamento do vítreo e isso pode causar um afastamento da retina. Quando isso ocorre, chama-se descolamento do vítreo. Um dos principais sinais é justamente o aumento das moscas volantes, bem como a percepção de flashes na visão”, aponta a médica.   

Há diferentes tipos de descolamento de vítreo. O mais preocupante é o descolamento de vítreo posterior que pode causar  hemorragia, descolamento de retina e buraco na mácula (região central da retina).  

“É importante dizer que nem todo descolamento de vítreo vai causar o descolamento da retina. Esse risco é maior nas primeiras seis semanas após o problema no vítreo. Mas pode acontecer posteriormente, principalmente nos três primeiros meses”, reforça.  

Outra condição é a hemorragia no vítreo que ocorre quando os vasos sanguíneos da retina se rompem. “O sangue extravasa e adere ao humo vítreo. Além do aumento das manchas da visão, a pessoa apresenta sensibilidade à luz, vermelhidão no globo ocular e visão turva. Por isso, ao perceber esses sintomas é preciso procurar um serviço de urgência oftalmológica”, diz.  

É POSSÍVEL PREVENIR?  

A melhor maneira de prevenir problemas oculares é consultar um oftalmologista regularmente. Após os 40 anos o check up deve ser anual. Por fim, manter hábitos saudáveis ao longo da vida pode prevenir doenças que afetam o sistema vascular como o diabetes, que aumenta o risco de problemas na retina, tal como a retinopatia diabética, uma das principais causas de hemorragia no vítreo. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Mais de 70 pessoas por dia passam pelo Postão por suspeita de dengue e covid
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Abril Marrom: Unimed Catanduva reforça abordagens sobre saúde ocular