Uma grande operação foi montada pelo Arca – Antigomobilistas da Região de Catanduva, nesta quinta-feira, para transportar e instalar no Parque do Aeroporto um antigo e histórico vagão de passageiros, doado pela concessionária Rumo. A estrutura será transformada na sede da associação, que tem como foco a preservação de veículos clássicos que marcaram época.
O trabalho para transportar o vagão de Pindorama para Catanduva começou às 6h30. O veículo pesa 62 toneladas e tem 25 metros de comprimento. Além do caminhão-prancha para o transporte, foram locados dois guindastes para movimentar e posicionar o vagão sobre os trilhos já instalados no parque público – próximo aos bolsões de estacionamento.
O chamado “carro de passageiros” foi fabricado na década de 50 e só possui cinco unidades semelhantes no mundo. Desses, restaram apenas dois. O outro está no Museu dos Ferroviários de Campinas. Ambos integram o acervo do sistema ferroviário brasileiro, cujo intuito é preservar a memória ferroviária. O vagão doado para o Arca, em Catanduva, será restaurado.
A ideia de instalar a sede da organização naquele local começou a ganhar forma no encontro anual da Arca, em abril de 2022, no Parque do Aeroporto. “Tínhamos a ideia de ter uma sede naquele local para ser referência e, em conversa com o prefeito Padre Osvaldo naquele dia, tivemos sinal positivo para eventual cessão”, conta o presidente Gilberto Leite Penteado.
Com o projeto de instalar o vagão ferroviário em mente, os integrantes do Arca conseguiram agendar encontro com Ricardo Salles, ex-ministro de Meio Ambiente e deputado federal eleito, quando ele esteve na cidade para atividade de campanha. Ele foi o responsável por intermediar contato com o presidente da Rumo, que confirmou a liberação do antigo vagão-leito.
“Encaminhamos toda a documentação para a prefeitura e também para a Rumo para viabilizar a liberação, pedimos com trilhos e dormentes, para reproduzir o cenário exato da ferrovia. O vagão será a sede da Arca e nossos encontros mensais, hoje feitos na praça 9 de Julho, passarão para o novo local, que poderá até se tornar um conto turístico da cidade”, projeta Penteado.
O secretário de Administração e Comunicação, Richard Casal, esteve no Parque do Aeroporto para acompanhar a instalação do vagão. “Vai ser um monumento em homenagem aos ferroviários e as pessoas vão poder visitar o vagão por dentro. Ele vai ser restaurado, é um vagão de passageiros luxuoso, que já percorreu aí dezenas de cidades do Brasil durante décadas.”
Na visão do jornalista, o vagão poderá se transformar numa atração e colocar a cidade no cenário turístico nacional. “Principalmente no cenário que se fala em preservação do patrimônio histórico ferroviário. Isso é uma conquista, uma luta do pessoal da Arca”, complementou.
Autor