
Quem circula pelas rodovias paulistas vê a seguinte mensagem em mais de 400 painéis eletrônicos mantidos pelas concessionárias: “Janeiro Roxo - Todos Contra a Hanseníase - Dormências na pele - pode ser hanseníase”.
A Artesp - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e as concessionárias mais uma vez apoiam a campanha “Janeiro Roxo - Todos contra a Hanseníase”, realizada em todo o país pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). O objetivo é alertar os motoristas e usuários sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da hanseníase, doença transmitida pelo bacilo de Hansen que afeta os nervos, mas tem tratamento gratuito e pode ser curada.
“A veiculação de mensagens da campanha na ação da Artesp e concessionárias é uma estratégia poderosa de sensibilização da população e tão importante quanto isso é o exemplo a outras organizações para que abracem causas de impacto social”, avalia Marco Andrey Cipriani Frade, presidente da SBH.
A campanha “Todos Contra a Hanseníase” acontece durante o ano inteiro, mas é intensificada durante o primeiro mês do ano, oficializado pelo Ministério da Saúde como Janeiro Roxo, para conscientização sobre a doença. A SBH é parceira oficial da ação global NTD World Day-Neglected Tropical Diseases World Day, que acontece em todo o mundo (worldntdday.org).
Alguns pontos das estradas paulistas farão distribuição da cartilha “Todos contra a Hanseníase” para usuários. A cartilha também pode ser acessada no site da Sociedade Brasileira de Hansenologia (https://sbhansenologia.org.br).
Autor
