A Orquestra Sinfônica Comunitária do Instituto Federal (OSCIF) firmou, no mês passado, acordo de parceria com o Instituto Cultural Artur Ranzini (ICAR). A instituição, que existe desde 2017 e leva o nome do fundador da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto, já realizou diversas ações musicais em diferentes cidades do Estado, inclusive na capital.
O ICAR também é o mantenedor do Festival de Música do Noroeste Paulista, um importante evento que promove concertos e palestras voltados para a música erudita e de câmara.
De acordo com o professor Carlos Junior, regente da OSCIF, a parceria visa promover cursos de capacitação para profissionais da música de Catanduva e região, bem como realizar e incentivar a população a prestigiar concertos e apresentações culturais em diferentes espaços e localidades do município e cidades vizinhas.
“Estamos muito empolgados e otimistas com esta parceria. Com certeza ela irá contribuir sobremaneira para o desenvolvimento da OSCIF quer localmente, como também no cenário regional. O apoio do ICAR e, consequentemente, da Orquestra Sinfônica de Rio Preto, proporcionarão ganho qualitativo para as nossas ações em prol da música”, comentou Junior.
“Para nós do ICAR e da Sinfônica de Rio Preto é um prazer estabelecer um vínculo com o Instituto Federal de Catanduva. Tivemos a honra de poder anunciar a criação da OSCIF em um de nossos eventos e agora, anos depois, estamos firmando esta parceria, que certamente será benéfica para ambas às instituições e mais significativa ainda para o cenário musical de toda a nossa região”, frisou Gilmar de Assis, presidente do ICAR e maestro da Orquestra Sinfônica de São José do Rio Preto.
Autor