Oncologista ressalta que hábitos saudáveis podem prevenir o câncer
Foto: DIVULGAÇÃO - Káthia Abdalla alerta para autoexame a fim de detectar caroço, íngua ou mancha na pele
Oncologista ressalta que hábitos saudáveis podem prevenir o câncer
Por Da Reportagem Local | 27 de novembro, 2022

Segunda maior causa de mortes no Brasil, com 15,6% dos óbitos, segundo o IBGE, o câncer está no foco dos debates neste domingo, 27, Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data busca chamar a atenção das pessoas para os números da doença e, sobretudo, à possibilidade de prevenção. “Isso se faz com muita informação sobre a doença”, afirma a oncologista Káthia Abdalla, do Austa Hospital, de São José do Rio Preto.

Segundo a médica, uma informação importantíssima, por exemplo, é saber que a máxima “prevenir é melhor que remediar” não poderia se aplicar tão bem a outra doença quanto ao câncer. Estudos mostram que até 40% dos casos de câncer e metade das mortes causadas pela doença são consequências de hábitos de vida que podem ser alterados e não causados por determinação genética, acaso ou contaminação química.

“Grande parte das pessoas tem câncer devido à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença”, ressalta Káthia, reforçando que a prevenção resulta da adoção de bons hábitos alimentares e comportamentais.

A oncologista do Austa Hospital relaciona 10 hábitos e ações que ajudam muito na prevenção ao câncer, sendo a primeira não fumar, já que 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável e os outros 10% são decorrentes do fumo passivo.

Outras recomendações são não abusar de bebidas alcoólicas; evitar o consumo excessivo de açúcares, gorduras, carne vermelha, de porco e das processadas; evite consumir alimentos ricos em sódio e conservantes; proteger-se do sol, usando filtro solar e evitando a exposição entre 10 e 16 horas; e praticar atividades físicas todos os dias.

“Mantenha-se atento a sua saúde e realize autoexame, pois só assim é possível notar sintomas de câncer, como a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou outro sinal”, continua Káthia, seguindo a relação com: faça check up médico anual; mantenha hábitos de sexo seguro; e proteja-se contra a hepatite, uma das principais causas do câncer do fígado.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 19 de novembro de 2024
Unidades neonatais do Hospital Padre Albino divulgam o Novembro Roxo
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Dia do Não Fumar: 33 mil pessoas morrem por problemas cardiovasculares
Por Da Reportagem Local | 15 de novembro de 2024
Hospital Emílio Carlos adquire equipamento para auxiliar diagnósticos