Catanduva recebe, a partir de hoje, a Oficina de Produção Audiovisual, projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo. A atividade gratuita será realizada de quarta a sexta-feira, dias 27, 28 e 29 de novembro, das 19 às 21 horas, na Estação Cultura. Voltada para jovens e adultos, a partir de 13 anos, a oficina oferece experiência prática em que os participantes colocam a mão na massa e saem com um vídeo pronto, aprendendo a produzir conteúdo audiovisual do início ao fim.
A oficina faz parte de uma série de iniciativas viabilizadas pelo edital da Lei Paulo Gustavo, que destinou mais de R$ 1 milhão do Governo Federal para a cultura em Catanduva. Os interessados devem se inscrever em https://docs.google.com/forms/.
Criada para atender às necessidades de recuperação do setor cultural, um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19, a lei homenageia o ator e humorista Paulo Gustavo, um ícone da cultura brasileira que faleceu em 2021. Reconhecido por obras como “Minha Mãe É uma Peça”, Paulo Gustavo deixou legado que agora inspira projetos culturais por todo o país.
Idealizado e coordenado pela jornalista Ricarda Canozo, o projeto busca suprir a carência de formação na área audiovisual em Catanduva, além de incentivar a criatividade e a produção local. "Essa oficina é uma oportunidade para oferecer ferramentas práticas e transformar ideias em produções concretas. Com os recursos da Lei Paulo Gustavo, estamos conseguindo levar o aprendizado audiovisual para mais pessoas na cidade", destaca Ricarda.
A programação também conta com a participação de Thales Maciel Maniezzo, especialista em direção de atores e preparação de elenco, que vai oferecer orientações sobre técnicas de atuação e produção. Durante os três dias de oficina, os participantes irão aprender os fundamentos do audiovisual, incluindo roteiro, fotografia e linguagem visual; trabalhar técnicas de filmagem e direção, em exercícios práticos; e editar vídeos, encerrando com a exibição das produções.
Autor