Nutricionistas inovam na dieta para pacientes da UTQ do HPA
Foto: Divulgação/FPA - Carlos Nobre de Lima aprovou a novidade e elogiou o sabor do alimento
Objetivo é evitar a monotonia alimentar e melhorar a aceitação da dieta que faz parte do processo de recuperação
Por Da Reportagem Local | 05 de junho, 2024

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Padre Albino desenvolveu nova forma de oferecer suplementos essenciais para a recuperação dos pacientes internados na Unidade para Tratamento de Queimados (UTQ).

Com a intenção de evitar a monotonia alimentar e melhorar a aceitação da dieta que faz parte do processo de recuperação, as nutricionistas criaram receitas simples e saborosas, mas que preservam o cuidado nutricional e melhoram a adesão ao tratamento. "É a forma de tornar a ingestão dos suplementos mais agradável", explica a nutricionista Gabriela de Freitas.

Ela diz que a iniciativa surgiu após o hospital receber grande doação de leite. “Tivemos um paciente da UTQ que, já em alta, quis expressar sua gratidão pelo tratamento recebido. Então ele nos comunicou que chegaria remessa de leites para que pudéssemos usar na nutrição dos pacientes em tratamento. Além disso, outras doações, como hortaliças e frutas, também foram introduzidas no cardápio”.

Essas doações inspiraram a equipe a "juntar o útil ao agradável" fazendo receitas nutritivas e atraentes. Entre as novidades, destaca-se o creme de papaia que combina leite, mamão e outros ingredientes saudáveis. O paciente Carlos Sérgio Nobre de Lima, atualmente internado na UTQ, aprovou a novidade: "Achei muito boa, além de fazer bem para meu tratamento", disse ele, destacando o sabor e os benefícios para sua recuperação.

Gabriela Fornazari, nutricionista clínica do HPA, ressaltou a importância de ações como essa para o bem-estar dos pacientes. "Pequenos gestos como esse fazem toda a diferença no processo de recuperação e bem-estar dos pacientes. A iniciativa foi muito bem recebida por eles, que se sentiram valorizados e cuidados de maneira especial, tornando o ambiente hospitalar mais acolhedor e humanizado."

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 23 de junho de 2024
Médico alerta que pedra na vesícula atinge até 20% da população adulta
Por Da Reportagem Local | 19 de junho de 2024
Unimed Pela Vida reúne colaboradores no Hemonúcleo de Catanduva
Por Guilherme Gandini | 18 de junho de 2024
Catanduva confirma mais duas mortes por dengue e chega a seis no ano