De 20 a 28 de agosto a literatura vai invadir o coração de Ribeirão Preto e transbordar pelo Brasil afora. Em formato híbrido, entre atividades presenciais e online, a 21ª edição da FIL - Feira Internacional do Livro celebra a literatura brasileira com o tema 'Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira' e reúne mais de 200 atividades entre salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops, com a presença de autores nacionais e internacionais e atividades espalhadas por 10 espaços culturais da cidade.
O artista catanduvense Rafael Jorda participa do evento com mediação de leitura, contação de histórias e intervenções literárias. Sua primeira intervenção foi realizada ontem, dia 20, com 'Pirlimpimpim, leia para mim'. A atividade é uma mediação de leitura que propõe uma brincadeira de livro aberto e troca de experiências rodeada por muita magia, descontração e afeto. A atividade é realizada pelo Núcleo Condão através do Sesc Ribeirão Preto e volta a ser apresentada nos dias 27 e 28 na biblioteca da unidade e Tenda Sesc na FIL.
'O Mário que não é de Andrade', contação de história construída a partir da obra literária homônima de Luciana Sandroni, conta história em que os dois protagonistas são xarás. Mário, o garoto, vive num mar de prédios e tudo o que ele quer é 'esquecer de tudo'. A atividade, também realizada através do Sesc Ribeirão Preto, acontecerá no dia 27 na Tenda Sesc na FIL.
Já a 'Contação Itinerante' reúne distribuição de poesia e contação de história itinerante, feita pelos contadores do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, parceiro da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo na atividade. A intervenção será realizada pelo Núcleo Condão junto a outros contadores de histórias nos dias 20, 21, 27 e 28 no estande da Prefeitura de Ribeirão Preto.
“Em 2019 estava a passeio em Ribeirão Preto e prestigiei algumas atividades da FIL, me encantei com o evento e me visualizei naqueles espaços compartilhando minhas histórias. Hoje, esse sonho é realizado de uma forma ainda mais bonita do que imaginei, será realmente momentos mágicos”, enaltece Rafael Jorda.
NÚCLEO
Criado na cidade de Catanduva em 2019 pelo ator, arte-educador e contador de histórias Rafael Jorda, o Núcleo Condão realiza atividades cênicas e literárias. Para mais detalhes sobre a programação da FIL e outros trabalhos do artista, acesse @nucleocondao no Instagram.
Autor