O Núcleo Condão de Catanduva apostará em mediações de leitura seguidas de oficinas para entreter a criançada na programação literária 'Arteria', no Sesc de São José do Rio Preto. As atividades são gratuitas e começam sempre às 16 horas. A direção é de Rafael Jorda, que também é o mediador da apresentação, e a produção é de Cris Anovazzi.
“A mediação é a ponte entre o livro e a criança. Pelo seu olhar, o mediador faz um convite ao vínculo fundamental para a construção de uma relação afetiva com a literatura”, explica Jorda.
A primeira atividade será neste sábado, 8, com mediação do livro 'Ernesto', de Blandina Franco e José Carlos Lolo. O personagem Ernesto é vítima de um verdadeiro disse-que-me-disse e acaba ficando sozinho, só porque ninguém consegue entendê-lo. A história leva a reflexões sobre empatia, diferenças, posicionamento e convivência em sociedade.
Logo após a mediação, acontecerá oficina em que crianças e adultos poderão construir seus próprios ‘Ernestos’ com barbante. O pequeno personagem se transformará num chaveiro para que os ouvintes possam levá-lo para todos os lugares e lembrarem sempre de sua história.
Já no dia 22, o mediador Rafael Jorda se apropria da obra 'Ah, nisso eu não tinha pensado', de Ludovic Souliman, um conto que explora de forma sensível e inteligente a solidariedade e fraternidade como elementos essenciais para a transformação das pessoas e da sociedade.
A oficina que acontecerá logo em seguida será uma construção coletiva de um mural inspirado na história. Os participantes terão à disposição revistas, canetas e acessórios para abusarem da criatividade e trabalharem em equipe para formarem uma instalação cheia de vida e arte.
Autor