A partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, o público poderá visitar o Museu Virtual Silva sem Fronteiras, dedicado à vida e obra do pintor José Antonio da Silva (1909-1996), considerado um dos mais importantes artistas primitivos brasileiros do século 20, definido como moderno mundo afora. Autodidata de origem rural, ele morou em Rio Preto e foi descoberto em 1946.
Em uma plataforma digital interativa e com ações gamificadas, em que visitantes podem explorar os materiais de diversas maneiras, o museu virtual proporciona visualização tridimensional e sonoridade em 360 graus imersiva. Isso possibilita uma experiência completa na visitação online, que é gratuita e de fácil acesso a qualquer aparelho com internet.
A plataforma reúne 69 pinturas, 16 esculturas, 27 colagens, além de fotografias, cartas e objetos pessoais do artista multifacetado que também foi escultor, desenhista, escritor e repentista. O material digitalizado pertence ao acervo do Museu de Arte Primitivista José Antonio da Silva (MAP), localizado em Rio Preto, onde Silva passou a maior parte de sua vida.
A iniciativa é do coletivo Robo.Art, sob coordenação de Vinicius Dall’Acqua, agrupamento de artistas sediado na cidade, e tem curadoria do professor e pesquisador Romildo Sant’Anna, estudioso do universo do artista e diretor do MAP até 2019.
O trajeto expositivo compreende seis salas virtuais que permitem a divisão de séries pictóricas, a exemplo das 14 pinturas que compõem a “Histórias de São José do Rio Preto” (1966). Uma das salas, intitulada “Memória”, revela a trajetória do artista através de imagens fotográficas e itens pessoais. Outro espaço contém palestra do curador a respeito da vida e obra do artista.
Durante todos os finais de semana de fevereiro, três horas por dia, um educador estará online para orientar como utilizar a plataforma e tirar dúvidas sobre o pintor. O público será convidado a preencher formulário narrando a experiência, que servirá de base para possíveis ajustes futuros. O link para acesso é www.robo.art.br/museu-virtual-silva-sem-fronteiras.
O projeto Museu Virtual Silva sem Fronteiras é viabilizado pelo ProAC Editais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, na modalidade “Museus e acervos, reforma, ampliação e modernização”.
Autor