Mostra celebra música Erudita com artistas conceituados no Teatro do Sesi Rio Preto 
Objetivo principal é valorizar a identidade da música em sua diversidade, com apresentações gratuitas de músicos nacionais
Foto: DIVULGAÇÃO - Orquestra Laetare realizará Tributo a Ennio Morricone, o Bethoven de nossa era, na quinta-feira, às 20 horas
Por Da Reportagem Local | 28 de junho, 2022
 

A Música Erudita nunca foi tão elástica quanto hoje, com toda sua plasticidade e beleza transpõem gerações e conceitos, intermeiam-se em polifonias e sonoridade sublimes de seus acordes e harmonias, que refletem a beleza por traz de suas histórias e curiosidades que cercam a vida, as obras e seus compositores.     

A Mostra Sesi de Música Erudita tem como objetivo principal valorizar a identidade da música em sua diversidade, com apresentações gratuitas de artistas nacionais conceituados. São 3 shows para você curtir. Confira a programação do evento no Sesi São José do Rio Preto:   

Orquestra Laetare - Tributo a Ennio Morricone, o Bethoven de nossa era, encerrou recentemente sua passagem pela vida, mas não sem deixar um legado artístico riquíssimo e inigualável. Especialista em trilhas sonoras para cinema, várias de suas composições permanece na memória afetiva das pessoas em diversos filmes como Kill Bill, Django Livre, Os Intocáveis e tantos outros. Neste concerto, serão apresentadas as maiores canções compostas por este grande compositor. O evento será no dia 30, quinta-feira, às 20 horas. 

Villa-Lobos: Voz, Violino e Violão: três grandes intérpretes apresentam obras instrumentais e vocais do maior expoente da música de concerto em nosso país, com repertório que inclui peças pouco executadas, como a “Suíte para Canto e Violino”, cuja primeira gravação profissional no Brasil foi realizada por Adélia Issa e Eliane Tokeshi.  

Villa-Lobos foi o compositor que, a partir das ideias propostas pelo Movimento Modernista – utilizar elementos de composição da vanguarda europeia e ao mesmo tempo inspirar-se nas tradições populares brasileiras – trouxe enorme contribuição ao repertório para violão, instrumento até então associado, no país, à música da boemia. Vários dos textos das canções, invocando uma linguagem descontraída e coloquial, são poemas de alguns dos maiores nomes de nossa literatura. O concerto será no dia 1º de julho, sexta-feira, às 20 horas. 

Para encerrar, a Suíte Orquestral 'As Missões', composta pelo compositor e documentarista brasileiro Fernando Marques, de São José do Rio Preto, trata de um assunto delicado e ainda recorrente no Brasil profundo:  o conflito entre os povos originários, que estavam na região desde o princípio dos tempos, e a ganância dos navegadores europeus.  

A peça traz o bucolismo da vida indígena antes da chegada do homem branco, passa pela chegada dos Portugueses e culmina com o advento das Missões, também chamadas Reduções Jesuíticas. Para encerrar o concerto, o tema "Heranças" reúne influências musicais identificadas na música brasileira.  No palco um quinteto de cordas, piano elétrico, violão, viola caipira e percussões com a narração e regência do autor Fernando Marques.  Será no dia 2, sábado, às 20 horas. 

As reservas antecipadas de ingressos para os shows realizados dentro do Teatro do Sesi-SP já podem ser feitas pelo MEU SESI, no site da unidade (riopreto.sesisp.org.br) ou retirados 1 hora antes do evento. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Guilherme Gandini | 10 de maio de 2024
Mostra Viva Teatro abre inscrições para companhias de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 10 de maio de 2024
André Trigueiro e Carlos Pastorino conduzem à sabedoria em novo livro
Por Guilherme Gandini | 08 de maio de 2024
Coletivo Dell’arte reestreia espetáculo ‘Yerma’, no Sesc, na quinta-feira