Numa parceria entre AMIB (Associação de Medicina Intensiva Brasileira) e o curso de Medicina/Fameca-Unifipa foi realizado mais um ciclo de capacitação em ‘Suporte avançado de vida cardiovascular’ – ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support) para 32 participantes, entre graduandos do último ano do curso e dois médicos. O curso aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de agosto na Unifipa.
O ACLS – Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, com certificação da American Heart Association, enfoca as ações para reconhecimento e intervenção da parada cardiorrespiratória com o intuito de melhorar as habilidades do profissional médico em situações de pré-parada, parada e cuidados imediatos com pacientes pós-ressuscitação.
Para receber o certificado de conclusão do curso os participantes devem ser aprovados nos testes prévio de habilidades em exame on-line, oferecido em inglês e português pela AHA, e obter pontuação mínima de 84%.
“O treinamento é baseado na simulação de situações reais e estações práticas nas quais os alunos irão aprender técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), uso de desfibrilador externo automático (DEA) e alívio de asfixia”, explicou Adailton Braga, que ministrou a capacitação ao lado de Wilson Oliveira Filho, médicos intensivistas e instrutores da AMIB.
O coordenador do curso de Medicina, Jorge Valiatti, comemora o sucesso e adesão dos participantes. “Com grande alegria recebo os colegas Dr. Wilson Oliveira Filho, de Manaus/AM, e Adailton Braga, de Fortaleza/CE, para mais um ciclo dos cursos ACLS em nossa instituição. Foram dois cursos com 16 alunos em cada turma”, disse Valiatti, que programa novas turmas para setembro deste ano.
Autor