Instituto Federal faz Mostra de Foguetes de garrafa pet amanhã
Evento tem início às 9 horas no campus de Catanduva e marca o fim do curso de extensão "Construindo seu foguete”
Crédito: Divulgação - Projeto "Astronomia Para Todos" promove a educação e a popularização da astronomia
Por Stella Vicente | 24 de novembro, 2023

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Catanduva realiza neste sábado, dia 25, uma Mostra de Foguetes feitos de garrafa pet. O evento tem início às 9 horas no próprio campus e marca o fim do curso de extensão "Construindo seu foguete: elaboração e lançamento de protótipos", que faz parte do projeto "Astronomia Para Todos". O objetivo é promover a educação e a popularização da astronomia oferecendo uma série de atividades gratuitas e abertas à comunidade.

Iniciado em 2020, o projeto tem realizado atividades em escolas de Catanduva e região, eventos de observação astronômica, cursos de extensão, criação de conteúdo digital, minicursos, oficinas e palestras. Assim como outros projetos de extensão do IFSP, todas as atividades são ministradas sempre que possível por estudantes da própria instituição.

Com a realização do projeto, espera-se estreitar os vínculos com a comunidade e contribuir para o estabelecimento de uma cultura de contínuo interesse por ciência e tecnologia.

Ao longo das aulas do curso "Construindo seu foguete: elaboração e lançamento de protótipos" os estudantes vivenciaram conteúdos de Física, Química e Astronomia de maneira lúdica, interativa e contextualizada. A construção e o lançamento de foguetes de garrafas pet proporcionou o desenvolvimento de conceitos multidisciplinares e relacionados a tópicos como aerodinâmica, Leis de Newton, pressão interna, trajetória, reações químicas, estequiometria, dentre outros.

O professor Guilherme Nery Prata, que, juntamente aos professores Rodrigo Garcia da Silva e Luciana Natalia Cividatti Bragueto, é responsável pelo curso, conta que nesta edição foram dez participantes trabalhando em três equipes, onde cada grupo produziu seu protótipo de foguete. Na Mostra de Foguetes, os estudantes farão o lançamento das versões finais dos seus protótipos de foguetes, a fim de verificar a estabilidade e autonomia de voo.

“Os estudantes demonstraram receptividade e entusiasmo ante à ideia do projeto, dedicando-se para aprimorar seus protótipos ao longo das intervenções didáticas. Com a Mostra de Lançamento de Foguetes, espera-se encerrar o ciclo de atividades com a certeza de que eles puderam se desenvolver de forma autônoma durante o processo, já que foram provocados a testar suas ideias e verificar as melhores possibilidades de melhoria nos protótipos a partir dos resultados experimentais obtidos e analisados em cada etapa. Mais do que lançar foguetes de garrafa pet, almeja-se lançar a semente do pensamento científico; buscamos criar uma base para que esses estudantes possam se envolver e desenvolver na busca de seus objetivos e na resolução dos problemas e desafios”, destaca.

Autor

Stella Vicente
É repórter de O Regional.

Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
Grupo de escoteiros de Catanduva promove curso para voluntários
Por Stella Vicente | 28 de fevereiro de 2024
IFSP encerra hoje as inscrições para cadastro reserva de vagas remanescentes
Por Guilherme Gandini | 27 de fevereiro de 2024
Diretoria da Abracrim tem advogado de Catanduva pela primeira vez