Nos dias 9 e 10 de dezembro, o Hospital Unimed São Domingos (HUSD) realizou o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), ministrado pelo Centro de Treinamento Ipatre, em parceria com a American Heart Association (AHA).
O curso fornece o conhecimento e as habilidades necessárias para avaliar e tratar os primeiros 10 minutos de uma parada cardíaca em adultos, especialmente em casos de fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso (FV/TV).
Seu objetivo é aprimorar as competências no atendimento de emergências, abrangendo situações como arritmias, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e situações de parada cardiorrespiratória. Isso inclui cuidados pós-parada e o tratamento de arritmias e síndromes coronarianas na sala de emergência.
Uma imersão eminentemente prática, realizada por meio da utilização de manequins equipados com simuladores das mais variadas arritmias, eletrodos para monitorização e sensores para desfibrilação e cardioversão. Com instrutores qualificados e materiais de simulação real, o aluno é capacitado a atender todos os ritmos de parada cardíaca, bem como a abordagem correta do paciente no pós-parada.
O aluno aprovado nas provas práticas e teóricas estará apto a reconhecer as diferentes situações de emergência que antecedem uma parada cardíaca (PCR), podendo oferecer tratamento precoce e adequado a cada uma dessas situações, o que proporciona ao paciente a melhor chance possível de sobrevida, com um status neurológico adequado em longo prazo.
Ao final do curso, o aluno aprovado recebe a Certificação em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia pela AHA, válida por 2 anos.
A Unimed, pensando em seus cooperados, colaboradores e beneficiários, trabalha em prol da Educação Continuada, oferecendo cursos ao longo do ano, para o aprimoramento constante da equipe e o melhor atendimento aos beneficiários.
Autor