HPA conquista selo de Compromisso com a Qualidade Hospitalar
CQH é um programa de adesão voluntária promovido pela Associação Paulista de Medicina; trabalho começou em 2010
Foto: Divulgação/FPA - Selo CQH foi confirmado após visita única de auditoria em novembro passado
Por Da Reportagem Local | 17 de fevereiro, 2024

O Hospital Padre Albino acaba de conquistar o selo do CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar, somando-se aos outros 10 hospitais no Brasil a possuírem a certificação. Associado ao CQH, o hospital iniciou o processo de implementação em 2010 com a finalidade de estabelecer modelo de gestão para a qualidade hospitalar.

Ao longo dos anos passou por reestruturações na gestão, investimentos em estrutura, pessoas, cultura da qualidade e segurança do paciente, além da inclusão de ações, como auditorias semanais e mensais, revisão de indicadores e uso de ferramentas ágeis.

O resultado desse investimento do Hospital Padre Albino culminou com a obtenção do selo de conformidade CQH, após visita única de auditoria, em 30 de novembro último, sem necessidade de reavaliação.

“Encerramos um ano de desafios e iniciamos 2024 com chave de ouro”, avalia Renata Rocha Bugatti, diretora de Saúde e Assistência Social da Fundação Padre Albino. Para ela, “esse resultado se deve ao comprometimento de todos os profissionais que lutam, investem, atendem e desempenham cada uma de suas tarefas para fazer a diferença na vida das pessoas ali atendidas. O selo é de nós, colaboradores, para vocês, pacientes”.

Para Adriani Izabel de Souza Moraes, gerente do Núcleo de Qualidade, o selo não é apenas conquista institucional. “Ele vai ao encontro da Missão, Visão e Valores do Hospital Padre Albino e do legado do Venerável Padre Albino, os quais prezam por valorizar a vida, por meio do atendimento de excelência. A certificação demonstra a preocupação da instituição com a garantia da qualidade assistencial, com foco na segurança do paciente, por meio de aprimoramento e integração dos processos, trazendo a ele, como benefício, a confiança na qualidade dos serviços prestados”.

O QUE É O SELO?

O CQH é programa de adesão voluntária, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), que busca estimular a melhoria contínua da qualidade hospitalar. Além disso, o programa valoriza a participação ativa, a autoavaliação e o trabalho coletivo, especialmente por meio de grupos multidisciplinares.

A APM, como responsabilidade social, utiliza o desenvolvimento sustentável e o compromisso com as partes interessadas como base para seu modelo de gestão. Os requisitos para a conquista do selo incluem o envio regular de indicadores, a participação nas assembleias do Programa CQH, contribuição para o Fundo de Apoio, autoavaliação anual e a presença de profissionais formados na Metodologia do CQH para as avaliações.

Além do Hospital Padre Albino também possuem a certificação o Hospital da Força Aérea de São Paulo (SP), Hospital de Base de Bauru (SP), Santa Casa de Limeira (SP), Hospital Regional de

Presidente Prudente (SP), Hospital Regional de Osasco (SP), Hospital da Aeronáutica de Canoas (RS), Hospital e Maternidade Policlin Taubaté (SP), Hospital da Aeronáutica dos Afonsos (RJ), Santa Casa de São José do Rio Preto e Hospital Policlin São José dos Campos (SP).

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade