HPA busca certificação em programa de qualidade hospitalar paulista
Equipes de gerência, supervisão e assistência realizaram treinamento; obtenção do selo confirmará segurança ao paciente
Foto: Divulgação - Foram apresentados o planejamento estratégico e itens obrigatórios para a certificação
Por Da Reportagem Local | 31 de outubro, 2023

O Hospital Padre Albino está na busca da certificação CQH - Compromisso com a Qualidade Hospitalar, um dos programas de certificação que pode contribuir para a excelência e atesta publicamente a melhoria contínua da qualidade de um hospital.

O projeto desenvolvido pela APM – Associação Paulista de Medicina em 1991, com base no modelo norte americano da Joint Commission of Accreditation of Hospitals, estimula a participação e a autoavaliação no processo de melhoria da qualidade em saúde sob determinados pré-requisitos.

Em preparação para a visita dos membros do programa, no dia 17 de outubro o setor da qualidade dos hospitais realizou treinamento para esclarecer e tirar dúvidas sobre os itens obrigatórios que fazem parte dos processos do CQH e a apresentação do Planejamento Estratégico Institucional.

“A tentativa de certificação neste momento é para o HPA e o treinamento foi direcionado para as gerências, equipes de supervisão e responsáveis técnicos de todas áreas. Mas convidamos as lideranças do Hospital Emílio Carlos para que também participassem, uma vez que tentaremos o próximo pedido para a unidade”, explicou Adriani Moraes, gerente do Núcleo da Qualidade dos hospitais da Fundação Padre Albino.

No treinamento foi realizada a apresentação do planejamento estratégico institucional e abordagem de temas que são considerados como itens obrigatórios para obter a certificação.

“A certificação de Compromisso com a Qualidade Hospitalar - CQH é de extrema valia para a instituição, uma vez que atestará a qualidade dos processos internos refletindo no grau de segurança com os pacientes e sermos reconhecidos como uma das melhores instituições filantrópicas da região”, frisou Adriani.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade