O Hospital Unimed São Domingos deu passo significativo na melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes ao implantar o protocolo Mews (Modified Early Warning Score) em seu pronto atendimento. Trata-se de sistema amplamente reconhecido na área da saúde que visa identificar precocemente pacientes em risco de deterioração clínica, permitindo intervenção rápida e eficaz.
O protocolo avalia sinais vitais, como frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura, frequência respiratória e outros parâmetros clínicos. Com base nesses dados, o Mews calcula pontuação que reflete o estado clínico do paciente.
A abordagem estabelece um padrão para situações de urgência e emergência envolvendo pacientes internados nas Unidades de Enfermaria do HUSD e tem a participação de médicos hospitalistas, que compõe o Time de Resposta Rápida, além da equipe de enfermagem.
Os benefícios da implementação incluem ampliação da autonomia dos enfermeiros; aprimoramento na comunicação entre os profissionais; redução do risco de paradas cardiorrespiratórias e outros eventos graves; e aprimoramento na qualidade do atendimento.
“A implementação do protocolo Mews no pronto atendimento do Hospital Unimed São Domingos representa um avanço significativo na prestação de cuidados de saúde de qualidade, enfatizando a importância da vigilância precoce e da resposta rápida para melhorar os resultados clínicos dos pacientes. Tais melhorias visam garantir uma resposta eficaz diante de situações críticas, promovendo a segurança e o cuidado adequado aos pacientes”, pontua.
Autor