Hospital São Domingos faz segunda captação de órgãos em menos de 30 dias
Doador, de 70 anos, teve morte cerebral confirmada no final da tarde de quinta-feira, 26
Foto: UNIMED CATANDUVA - Participaram do processo da captação as equipes do HUSD e do Hospital de Base de São José do Rio Preto
Por Da Reportagem Local | 28 de maio, 2022
 

O Hospital Unimed São Domingos (HUSD) realizou na madrugada desta sexta-feira, 27 de maio, uma nova cirurgia de captação de órgãos. O doador, de 70 anos, estava internado na unidade desde o dia 23, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral hemorrágico (AVC). A morte foi confirmada no início da tarde de quinta-feira, 26. 

Durante a cirurgia, de aproximadamente três horas, foram captados dois rins, o fígado e as córneas. A doação poderá salvar até cinco vidas. Participaram do processo da captação as equipes do HUSD e do Hospital de Base de São José do Rio Preto (HB). 

Esta é a segunda captação de órgãos do ano registrada na unidade em menos de 30 dias. A primeira ocorreu no dia 28 de abril. Na ocasião, foram captados fígado, rins, córneas, coração e ossos dos membros inferiores. A doadora de 42 anos teve morte encefálica devido a um aneurisma cerebral roto. 

Coordenador médico da Unidade de Terapia Intensiva e presidente da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do hospital, José Braz Cotrim reforça a importância de a família autorizar o processo de doação.

“Doar é um ato de amor ao próximo e traz um alívio para os que decidiram pela doação, pois nada foi em vão”, destaca. 

 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 24 de abril de 2024
Encontro Caipira de Educação Médica tem transmissão online amanhã
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Secretaria de Saúde confirma quarta morte por dengue em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 23 de abril de 2024
Após 40 dias do transplante, Ana Lívia é transferida para a enfermaria