Hospital Padre Albino registra doação de múltiplos órgãos
Generosidade da família retirou da fila de espera por transplante três pessoas; foram captados fígado e rins
Foto: DIVULGAÇÃO/HPA - Cirurgia com equipe do hospital e médicos de Rio Preto durou cerca de quatro horas
Por Da Reportagem Local | 14 de dezembro, 2022

O Hospital Padre Albino (HPA) realizou no dia 4 de dezembro mais uma cirurgia para captação de órgãos. A cirurgia, com participação de equipe de captação de órgãos do hospital e médicos de São José do Rio Preto, teve duração de cerca de quatro horas e foram captados fígado e rins.

Segundo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT do hospital, o paciente, jovem, 21 anos, do sexo masculino e potencial doador, teve morte encefálica diagnosticada no dia devido a um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico por queda de um edifício de 10 metros. “Graças a autorização da família, por optar pela doação de órgãos, o procedimento pode ser realizado”, ressaltou a comissão.

O órgão informou, ainda, que a generosidade da família em doar os órgãos retirou da fila de espera por transplante três pessoas, um com problemas hepáticos e dois que sairão da rotina dialítica. “Salientamos que atualmente quem decide são os familiares com grau de parentesco até 2º grau - pais, filhos, irmãos, avós, netos e cônjuge”, ressaltou.

Durante o processo de viabilização foi identificado que o doador possuía resultado positivo para Covid-19, o que não o impossibilitou de ser doador, tendo em vista a Nota Técnica n° 24/2022 do Ministério da Saúde - Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes, que atualizou os critérios para gerenciamento do risco sanitário da epidemia para doação e transplante de órgãos.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 09 de maio de 2024
Estudantes de Biomedicina promovem ação de saúde na Apae
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Vacinação contra dengue começa amanhã em Catanduva
Por Da Reportagem Local | 08 de maio de 2024
Alunos de Enfermagem promovem conscientização sobre o TEA