O Hospital Padre Albino iniciou na quarta-feira, 24, o projeto Lean nas Emergências Fase 2 - Transformação. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com Ministério da Saúde, e tem por objetivo otimizar os processos e eliminar desperdícios dentro dos hospitais do Brasil.
O Padre Albino será assessorado por especialistas do Hospital Sírio Libanês, que através de visitas presenciais e direcionamento auxiliará as equipes a aperfeiçoar os processos dentro dos hospitais, beneficiando, através disso, o tempo de atendimento na Unidade de Urgência e Emergência, otimizando internações e vários outros processos que impactarão positivamente na assistência prestada aos pacientes de Catanduva e região.
O Proadi-SUS é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.
O Lean nas Emergências executado de forma colaborativa pelos hospitais Beneficência Portuguesa, de São Paulo, Moinhos de Vento (HMV), de Porto Alegre, e Sírio-Libanês (HSL), com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.
Em visita ao Hospital Padre Albino, os especialistas do Hospital Sírio Libanês, Marcus Vinícius Melo de Andrade e Gilberto Gaspar da Silva, receberam os dados de internações, média de permanência, número de cirurgias e capacidade cirúrgica, pois nessa fase o grande foco são centro cirúrgico e unidades de internação.
Segundo informações da enfermeira Simone Trovó, gerente de Gestão do Cuidado, “através dos números foi possível fazer um diagnóstico para a continuidade do projeto, que abrangerá várias áreas do hospital, desenhando e articulando metas de melhoria contínua para cada unidade”.
Autor