Hemonúcleo de Catanduva está com todo estoque de sangue em nível crítico
Unidade é responsável por abastecer 11 cidades da região e tem capacidade de coletar até 600 bolsas de sangue por mês
Crédito: Observatório Saúde Catanduva - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial
Por Da Reportagem Local | 11 de abril, 2024

O estoque de sangue do Hemonúcleo de Catanduva está crítico. Segundo a última atualização, do dia 9 de abril, todas as tipagens, positivas e negativas, precisam de doadores. Atualmente, o local é responsável por abastecer 11 cidades da região e tem capacidade de coletar até 600 bolsas de sangue por mês, mas depende de doações para manter o abastecimento regular.

O mesmo acontece no Hemocentro de Rio Preto, que afirma ser motivo da queda do estoque a grande demanda de hospitais da cidade e região nos últimos dias e resultado do descarte de bolsas de sangue, que possuem validade média de 45 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, os tipos sanguíneos mais comuns são o O+ e o A+. Juntos eles abrangem cerca de 87% da população. O grupo B+ contribui com cerca de 10% e o AB+ com apenas 3%.

“Isso significa que, por serem sangues mais comuns, principalmente o O+ e o A+, temos mais doadores disponíveis para nos ajudar, porém, ao mesmo tempo, tem grande uso destes tipos em hospitais, seja em urgências e emergências, mas também nas demandas eletivas” explica o coordenador de Captação de Doadores do Hemocentro de Rio Preto, Guilherme Vila Real.

A enfermeira do Hemonúcleo de Catanduva, Natália Colombo, faz um apelo a população da cidade e da região para que doem sangue, a fim de aumentarem os estoques o quanto antes. “Precisamos abastecer nossos estoques para atender a demanda”, diz.

Para fazer a doação é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O Hemonúcleo está localizado na rua 13 de Maio, nº 974, e funciona de quarta-feira a domingo, das 7 às 13 horas. Para mais informações e agendamento de doações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (17) 3522-7722.

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Dois novos óbitos por dengue são confirmados na região de Catanduva
Por Da Reportagem Local | 26 de abril de 2024
Hipertensão pode ser evitada ou tratada se descoberta cedo, diz médico
Por Da Reportagem Local | 25 de abril de 2024
Vacina bivalente contra a Covid está com estoque zerado na cidade