Hemonúcleo de Catanduva emite novo alerta para baixo estoque de sangue
Na última semana, o fluxo de doadores diminuiu 45% do número ideal
Foto: DIVULGAÇÃO - Podem doar sangue pessoas de 16 a 69 anos e que pesem mais de 50 quilos
Por Da Reportagem Local | 02 de abril, 2022
 

O Hemonúcleo de Catanduva está com o estoque baixo de todos os tipos sanguíneos. Já as tipagens O Negativo (O-), A Negativo (A-) e B Negativo (B-)  estão em situação crítica. Na última semana, o fluxo de doadores diminuiu 45% do número ideal.  

Para manter o estoque ideal são necessárias, em média, 45 coletas diárias e, na última semana a média foi de 25 doadores. É importante destacar que o Hemonúcleo é responsável pelo abastecimento de instituições de Catanduva e região. 

"No últimos cinco dias, nosso estoque de plaquetas teve uma queda expressiva devido ao aumento no casos de dengue. Então convocamos nossos doadores para fazer a doação de sangue e assim para restabelecer nosso estoque", explica a enfermeira Natália Colombo. 

Em uma pessoa adulta, são coletados em média 450 ml. Uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para salvar vidas.  

“Uma bolsa de sangue dá origem a quatro hemocomponentes. São eles, o concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado. E, cada paciente, dependendo da necessidade precisa de um tipo de hemocomponentes, ou seja, uma única bolsa pode salvar até quatro vidas”, afirma a enfermeira. 

QUEM PODE DOAR 

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. 

VACINAS 

Das vacinas disponíveis no Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, a Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose. 

ONDE DOAR 

O Hemonúcleo de Catanduva funciona de quarta a domingo, das 7h às 13h, e está localizado na avenida Treze de Maio, 974, Centro. 

Autor

Da Reportagem Local
Redação de O Regional

Por Da Reportagem Local | 16 de abril de 2024
Iniciativa nutricional aprimora tratamento de pacientes em quimioterapia
Por Da Reportagem Local | 16 de abril de 2024
Fundação Padre Albino imuniza colaboradores contra a gripe
Por Da Reportagem Local | 13 de abril de 2024
Unimed Catanduva apresenta ações inclusivas para comitê estadual